Termina hoje conferência do BCE

Termina hoje, em Sintra a primeira conferência mundial do Banco Central Europeu que contou com várias personalidades internacionais, incluindo Christine Lagarde, Durão Barroso e Mario Draghi, e que suscitou críticas da oposição portuguesa. 

Termina hoje conferência do BCE

A decorrer desde domingo o 'ECB Forum on Central Banking' contou com dezenas de economistas e responsáveis internacionais entre os quais se destacam o presidente do BCE, o italiano Mario Draghi, a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, Benoît C(ce)uré, membro da administração do BCE, Erdem Basçi, governador do Banco Central da Turquia, e Mathias Dewatripont, do Banco Nacional da Bélgica.

Entre os oradores estiveram dois portugueses: Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Vítor Constâncio, vice-governador do Banco Central Europeu.

Na frente académica, a conferência conta com Paul Krugmam, que ganhou o prémio Nobel da Economia em 2008 e que vai falar sobre os objectivos da inflação, que defende que sejam superiores a 2%. O objectivo de médio prazo do BCE para a inflação é que esta se situe "abaixo mas próxima dos 2%".

Esta conferência do BCE replica um modelo que a Reserva Federal (Fed) norte-americana realiza desde 1978 numa cidade do Kansas, Jackson Hole, que deu nome ao evento que a Fed promove anualmente.

Lusa/SOL