Notas de teste polémico de inglês adiadas por falta de professores

Os resultados da prova de aferição de inglês já não serão divulgados amanhã. Os testes aos alunos do 9º ano foram adiados sem data prevista porque não há professores suficientes para os corrigir. Depois da polémica que envolveu a realização do teste Key for Schools, e que levou os sindicatos a acusar o Ministério da…

Segundo um comunicado do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), dos “cerca de 1200 professores que se disponibilizaram para realizar as tarefas de classificação, tendo para o efeito participado na formação promovida pela Universidade de Cambridge e pelo IAVE”, apenas “pouco mais de 800 professores têm estado efectivamente envolvidos no processo”. Perante esta situação, e para evitar sobrecarregar os poucos corretores envolvidos, nomeadamente “nas actividades lectivas e não lectivas das escolas onde os professores avaliadores exercem a sua actividade”, o IAVE alargou agora o prazo para a realização do “speaking”, a parte oral da prova, e para a correcção da parte escrita.

O Key for Schools é um teste de certificação de competências de inglês que foi realizado a todos os alunos do 9º ano pela Universidade de Cambridge. Além destes alunos, que obterão de forma gratuita este certificado reconhecido internacionalmente, todos os estudantes entre os 11 e os 17 anos (do 6º ano ao 12º) puderam obter a mesma certificação tendo, para isso, de pagar 25 euros para obter o diploma. No total, são 121 mil os estudantes envolvidos nesta prova.

A realização desta prova decorre de um protocolo assinado entre o Ministério da Educação, a Universidade de Cambridge e vários parceiros privados que financiaram a operação, entre os quais o BPI, a Nova Base e a Porto Editora.

A Fenprof criticou o envolvimento de entidades privadas neste processo e a colaboração dos professores de inglês na sua correcção. Para analisar o que disse serem relações “suspeitas”, a Fenprof fez uma queixa à Procuradoria-geral da República e à Autoridade da Concorrência.

rita.carvalho@sol.pt