Primavera Sound: A boa e velha música por (re)descobrir

Conhecido como um dos melhores festivais para descobrir novas sonoridades, a edição deste ano do Nos Primavera Sound também é feita de muitos regressos do passado, que ficaram longe do radar durante décadas, mas voltam agora para provar que o rock não tem idade. Nesta categoria, os Pixies são o nome mais sonante, mas há…

PIXIES 
Regressaram no ano passado aos palcos e, já em 2014, lançaram “Indie Cindy”, o primeiro trabalho desde a edição de "Trompe Le Monde", em 1991. Liderados por Black Francis, os Pixies são os criadores de discos-chave como "Surfer Rosa" ou "Doolittle", trabalhos essenciais para compreender o rock da década de 1990. 
Hoje, Palco Nos, às 22:35

TELEVISION 
Os Television chegam ao NOS Primavera Sound para desenterrar uma das obras capitais da história do rock: "Marquee Moon", editado em 1977, álbum de estreia da banda norte-americana que ainda hoje continua a influenciar bandas como Wilco.
Hoje, Palco ATP, 19:35

SLOWDIVE 
Pedra angular do indie britânico dos anos 90 e sonhadores da estética do dream pop, os Slowdive movem-se entre Cocteau Twins e My Bloody Valentine. O regresso aos palcos, quase duas décadas depois de terem terminado fica marcado com o renascimento de "Alison", "Blue Skied an' Clear"e "Sing".  
Hoje, Palco Super Bock, 21:10

LOOP 
Mais de duas décadas depois da desintegração, os londrinos Loop voltam ao activo para se reposicionarem como grandes embaixadores do noise de finais dos anos 80 e reivindicar o papel numa história que partilham com My Bloody Valentine e Spacemen 3. 
Hoje, Palco ATP, 00:50

GOOD YOU! BLACK EMPEROR
Depois de uma década sem paradeiro, Godspeed You! Black Emperor regressam para continuar a pôr o dedo na ferida do rock, com devaneios pelo free-jazz e folk europeu.
Hoje, Palco ATP, 22:25

NEUTRAL MILK HOTEL
Os Neutral Milk Hotel foram responsáveis por um dos discos chave da década de 90 , "In the Aeroplane over the Sea". Depois da separação em 1999, o líder Jeff Mangum desapareceu totalmente do mapa fazendo crescer a lenda em torno da sua figura e do grupo até 2012, ano em que deu alguns concertos solidários. Em Abril desse ano, a formação anunciou uma digressão de reunião que teve início no final de 2013. 
Amanhã, Palco Nos, 20:00. 

alexandra.ho@sol.pt