Não tem moedas para o parquímetro? Em breve deixará de ser um problema

Agora já é possível pagar o parquímetro através do telemóvel, através de um sistema desenvolvido pela empresa portuguesa Maksu Services.

Depois de ter implementado este sistema em Vila Nova de Gaia, Vila Real, Portimão, Lagos e Amadora, a partir de amanhã chegará a Setúbal. E no dia 23 de Junho a tecnologia viajará até Faro.

O sistema EOS Parking, oferece ao utilizador a possibilidade de pagar o estacionamento através de smartphone, iPhone ou webmobile, sem recurso a moedas ou pré-carregamentos.

Com a chegada deste serviço a Setúbal e Faro, a Empark atinge assim os 6.999 lugares de via pública. “Temos, até à data, 10 mil inscritos, com cerca de 250 utilizações diárias. Estes números tem por detrás um crescimento mensal de 10%, pelo que acreditamos os utilizadores estão satisfeitos com o service”, explica Pedro Mendes Leal, CEO da Empark, do grupo Empark, líder ibérico na gestão de parques de estacionamento.

Até ao final do ano, a Empark espera disponibilizar o EOS Parking em mais cinco cidades portuguesas, incluindo Lisboa, onde aguardam apenas a autorização por parte da EMEL para instalação deste serviço.

O responsável recorda que, para aceder ao EOS Parking, “é necessário descarregar a aplicação, que é gratuita, e associar-lhe um cartão de crédito, podendo ser definidos os dados do utilizador para facturação, sendo também possível consultar o histórico de pagamentos e estacionamentos”.

Além disso, o sistema permite ao cidadão iniciar, prolongar ou interromper o estacionamento do seu veículo, pagando unicamente o tempo utilizado.

sara.ribeiro@sol.pt