NOS perdeu 100 mil clientes num ano

Nos pacotes de televisão por subscrição, a NOS continua líder do mercado, mas está a perder quota. A Meo e a Vodafone cresceram.

A NOS (ex-Zon Optimus) continua a liderar o serviço de televisão paga em Portugal, mas está a perder terreno para a concorrência. De acordo com os dados da Anacom relativos ao primeiro trimestre de 2014, a NOS reúne 1,4 milhões de clientes, o que representa 46,4% do total de assinantes em Portugal.

Face aos três primeiros meses de 2013, quando ocorreu a fusão entre as duas operadoras, a queda é de 4,5 pontos percentuais na quota de mercado, o que corresponde a menos 103 mil clientes no período de um ano.

A PT Comunicações, dona da MEO, é a segunda operadora com maior número de clientes (1,3 milhões). Tem actualmente uma quota de mercado de 41,6% – posição que reforçou no último ano, quando captou mais de 86 mil novos clientes. Há um ano, tinha 39,9%.

A Cabovisão ocupa a terceira posição, com 6,9%, seguida de perto pela Vodafone, que no final de Março tinha 5% de quota. A Vodafone foi a que mais assinantes conquistou no primeiro trimestre, tendo aumentado a sua posição em 1,5 pontos percentuais.

Na entrevista ao SOL, o presidente executivo do grupo em Portugal, Mário Vaz, destacou o desempenho positivo neste segmento, apesar de «um mercado saturado e com menos rede do que qualquer dos nossos concorrentes».

Em Março do ano passado, acrescentou, a operadora tinha 40 mil clientes, tendo fechado o ano com mais de 160 mil.

Pacotes lideram segmento

No total, o serviço de televisão paga cresceu 1,2% no primeiro trimestre, face ao anterior. No final de Março havia 3,21 milhões de assinantes.

Segundo a Anacom, a entidade reguladora do sector, para este crescimento «contribuíram as ofertas suportadas em fibra óptica e ADSL, cujo número de clientes aumentou 8,2% e 2,8%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior».

A fibra óptica tinha 511 mil clientes, 15,9% do total.

Pelo contrário, «o número de assinantes dos serviços de distribuição de televisão por cabo e por satélite diminuiu», acrescenta o regulador do sector.

As ofertas em pacote – tripleplay ou quadruple play – são as estrelas do segmento. Oito em cada dez clientes de televisão têm um serviço integrado.

A taxa de crescimento destes serviços – que incluem televisão, internet, telefone fixo e no caso do quadruple play telemóvel – foi de 2,8% no trimestre.

Quanto às receitas do serviço de televisão paga, nos três primeiros meses do ano totalizaram 321,2 milhões de euros, mais 7,1% do que no período homólogo. Só as ofertas de pacotes geraram 257 milhões de euros.

MEO lidera internet móvel

No segmento da internet, a MEO ganha todos os campeonatos. No primeiro trimestre, a marca da PT tinha uma quota de 50,1% no segmento de banda larga fixa, seguindo-se a NOS (35,5%) e a Vodafone (7,8%).

Na internet móvel, a MEO também é a operadora que soma mais clientes (46,8%). A Vodafone tem uma quota de 30,9% enquanto a NOS tem 22,1%.