"Depois de várias consultas, iremos abrir concursos para as concessões de transportes no Porto já no mês de Julho, será aberto ainda antes do verão. E a seguir será a Área Metropolitana de Lisboa, de forma a termos até ao final do ano estes 'dossiers' concluídos", disse António Pires de Lima.
O ministro da Economia, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, afirmava desta forma que o lançamento dos processos de concessão da operação do Metro do Porto e da STCP avançará ainda antes dos processos relativos à Carris e ao Metropolitano de Lisboa.
Pires de Lima respondia a uma questão da deputada socialista Ana Paula Vitorino, que acusou o governante de ser "espectador de cinema" nesta matéria.
Ana Paula Vitorino questionou o ministro sobre o modelo de privatização dos transportes colectivos do Porto e de Lisboa e o avanço dos processos.
A 15 de Maio, o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações já tinha dito que as concessões da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), Metro do Porto, Carris e Metropolitano de Lisboa seriam feitas em "concursos separados".
O Documento de Estratégia Orçamental (DEO) refere que a concessão dos serviços públicos de transportes de Lisboa e Porto deve estar concluída até ao final de 2014.
Lusa/SOL