Brasileira Letícia Ramos vence BES Photo

A fotógrafa brasileira Letícia Ramos venceu o  BES Photo deste ano, pelo seu trabalho “Nós Sempre Teremos Marte”. Esta é a 10.ª edição do prémio de fotografia, uma iniciativa promovida pelo Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Colecção Berardo no valor de 40 mil euros.

Segundo o júri – constituído por Elvira Dyangani Ose (curadora de arte internacional da Tate Modern, em Londres), Luis Weinstein (fotógrafo e organizador do Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso) e María Inés Rodríguez (directora do Musée d’Art Contemporain de Bordeaux) – “Nós Sempre Teremos Marte” é um projecto “revelador de uma trajectória consistente, centrado na investigação, e cujo processo de trabalho reflecte uma coerência da linguagem fotográfica”.

“A sua obra transmite um compromisso constante do meio com as diversas possibilidades ficcionais e poéticas”, acrescentou o júri sobre Letícia Ramos, artista natural de São Paulo, nascida em 1976, e que desenvolve o seu trabalho artístico em suportes de vídeo, instalação e fotografia.