Estaleiros: Leilão para vender gruas ficou deserto

Os leilões das gruas e zorras hidráulicas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por mais de 106 mil euros, previstos para hoje, não se realizaram por falta de propostas.

Estaleiros: Leilão para vender gruas ficou deserto

Em causa estão dois leilões que se deveriam ter realizado hoje de manhã na empresa, no âmbito do encerramento dos estaleiros e da subconcessão dos terrenos e infra-estruturas ao grupo privado Martifer, assumida já em Maio.

Segundo informação afixada pelos estaleiros, os procedimentos foram cancelados por não ter sido apresentada qualquer proposta de aquisição dentro dos prazos.

Estes leilões tinham preços base definidos, que podem agora ser revistos pela administração num eventual novo procedimento para a venda de quatro gruas, com capacidade de carga que vai das 20 às 50 toneladas.

A concretizar-se a venda, pelo menos ao preço base definido pela administração dos ENVC, só o total deste material poderia ter representado um encaixe financeiro de cerca de 81.950 euros. 

Já as três zorras hidráulicas, com capacidade de carga de cerca de 30 toneladas poderiam ter representado para os ENVC cerca de 24.600 euros.

A administração dos ENVC está, ainda, a proceder à venda de diverso material móvel da empresa – no total cerca de 20 mil itens – que ficou fora do concurso da subconcessão. 

Esse procedimento está a ser assegurado por cerca de 40 trabalhadores dos ENVC, ainda em processo de liquidação. 

A West Sea, empresa criada pela Martifer para gerir a subconcessão dos ENVC, assumiu a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas da empresa pública no passado dia 02 de Maio. A nova empresa já contratou cerca de 60 ex-funcionários da empresa pública.

Lusa/SOL