Papa nomeia novo bispo para Aveiro

O Papa nomeou esta manhã um novo bispo para a Diocese de Aveiro. D. António Moiteiro Ramos sucede a D. António Francisco dos Santos, que deixou Aveiro em Abril para ser bispo do Porto, anuncia o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé. O sacerdote de 58 anos estava neste momento a exercer funções…

Segundo a Agência Ecclesia, D. António Moiteiro Ramos tinha sido nomeado bispo auxiliar de Braga por Bento XVI, a 8 de Junho de 2012, quando era pároco da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda. 

Doutorado em Teologia Pastoral, foi responsável pelo Departamento de Catequese da Infância e Adolescência, bem como do Ensino da Igreja nas Escolas. Actualmente, exercia funções como Director do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, coordenador da pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do de Pastoral.

Rotação de bispos começou com saída de D. José Policarpo

A dança das cadeiras no episcopado português foi particularmente intensa nos últimos anos e começou em Fevereiro de 2011 quando D. José Policarpo, na altura patriarca de Lisboa, completou 75 anos e pôs o seu cargo à disposição do Papa Bento XVI. Dois anos depois, já em Maio, o cardeal português viu o Papa Francisco aceitar a sua resignação, nomeando para lhe suceder D. Manuel Clemente, que na altura era bispo do Porto. O novo patriarca deixou a Invicta em Junho e assumiu funções em Lisboa no início de Julho de 2013. Por sua vez, D. José Policarpo, que tinha ficado como patriarca emérito na altura da sua substituição, faleceu em Março.

O lugar vago na diocese do norte do País ficou temporariamente ocupado por D. Pio Alves, que ficou como administrador apostólico até ser nomeado um novo bispo. Essa nomeação aconteceu já este ano, em Fevereiro, e coube a D. António Francisco dos Santos. Com a ida do bispo de Aveiro para o Porto, o lugar ficou vago até hoje, com a nomeação de D. António Moiteiro Ramos.

rita.carvalho@sol.pt