Clientes lesados do BES criam associação

Um conjunto de clientes que se dizem lesados pela situação no BES criou no dia 24 de Julho a ABESD- Associação de Defesa dos Clientes Bancários, cujo objectivo é encontrar uma estratégia comum de defesa.

Em comunicado publicado ontem, a direcção da nova associação refere que os primeiros passos da associação foram dados nos últimos dias, com a realização, em Lisboa, de reuniões que juntaram mais de uma centena de pessoas.

“Tendo em conta a adesão registada, em breve, pretendemos realizar novas sessões por forma a darmos solicitação a todos os pedidos de contato e apoio, que todos os dias nos têm chegado, desde que foi conhecida a intenção de se constituir a associação”, refere Luís Vieira, cliente do Grupo BES-GES e representante da direcção dos órgãos sociais da ABESD, citado no comunicado.

A ABESD estabeleceu uma parceria com a  sociedade de advogados Macedo Vitorino & Associados, cuja consultoria servirá “para encontrar uma solução que melhor represente os interesses de todos os associados e que possa proporcionar economias de escala a todos aqueles que se sentem lesados pelo tema em apreço”.

“Esta nova associação surge da necessidade e vontade de vários clientes lesados pela actuação do Banco Espírito Santo em institucionalizar um movimento de clientes, que surgiu espontaneamente nas últimas semanas, com vista a apurar as obrigações e direitos nesta problemática do Grupo BES-GES, que também nos afecta”, acrescenta o dirigente.

A ABESD disponibiliza uma plataforma online e um mail (secretariado@abesd.org) onde os associados e interessados poderão aceder a informação sobre a associação e as questões dos clientes do Grupo BES-GES. 

joao.madeira@sol.pt