Governo deve anunciar domingo recapitalização do BES

A participação do Estado numa injecção de capitais no Banco Espírito Santo parece ser inevitável. Assim sendo, o Governo e o Banco de Portugal deverão anunciar este domingo a forma como irá ser realizada a recapitalização do banco, avançam vários meios de comunicação nacionais.

O Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e os responsáveis do banco têm vindo a discutir a melhor forma do Estado intervir no BES. No entanto, existem agora várias condicionantes à actuação do Governo: Ao contrário do que acontecia anteriormente, existem agora regras a nível europeu que tentam ‘proteger’ os contribuintes da obrigação de assumir prejuízos resultantes da má gestão e erros de gestores.

Assim sendo, as consequências de uma intervenção deste género são imediatas, lê-se no jornal Público: “Os accionistas “perdem” o que investiram, bem como os detentores de dívida subordinada. Deste modo, o recurso aos 6 mil milhões de euros do fundo estatal de recapitalização é uma forte possibilidade, mas já não será nos mesmos moldes “suaves” que beneficiaram o BCP, o BPI e o Banif, dado que as regras (do regime de transição) que decorrem da entrada em vigor da União Bancária são agora mais severas”, lê-se no site da publicação.