Pires de Lima diz que dados do crescimento da economia são “muito positivos” e expectáveis

O ministro da Economia considerou “muito positivos” os dados hoje conhecidos, que demonstram que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre face ao primeiro e 0,8% face a igual período de 2013, números expectáveis para o Governo.

Pires de Lima diz que dados do crescimento da economia são “muito positivos” e expectáveis

"São números positivos e que estão dentro das nossas expectativas de crescimento. São dados positivos, que não surpreendem o Governo, porque o Governo sempre tem confiado muito na capacidade das empresas nacionais, dos empresários nacionais e dos gestores e trabalhadores nacionais", sublinhou António Pires de Lima, durante uma visita ao Porto de Setúbal.

O ministro mostrou-se "satisfeito" com os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, salientando o facto de estes números demonstrarem "um dos maiores crescimentos em toda a Europa", em cadeia.
"É o terceiro trimestre consecutivo que a economia portuguesa apresenta crescimento homólogo, em linha, aliás, com as expectativas do Governo e do ministério da Economia", frisou o governante.

Para Pires de Lima esta evolução positiva da economia portuguesa está assente em bases sólidas.
"Este crescimento da economia portuguesa, que é muito positivo quando comparado com todos os outros países da Zona Euro, está alicerçado na economia real, em sectores transaccionáveis, quer na área dos bens, como na área dos serviços e do turismo, e está alicerçado num sentimento de confiança que se tem mantido na economia portuguesa", justificou o ministro da Economia.

O governante elogiou a capacidade de competir da economia portuguesa, tanto ao nível da exportação de bens, como da exportação de serviços, e deu como exemplo o sector do turismo.

"Os dados da evolução do turismo – também hoje conhecidos -, mostram um crescimento de 12% no primeiro semestre, sobre números que já eram recordes no primeiro semestre de 2013: tivemos mais dois milhões de dormidas face a igual período do ano passado", destacou Pires de Lima.

O ministro da Economia disse ainda que é preciso continuar a trabalhar para sustentar os "dados positivos" hoje divulgados, nomeadamente atraindo investimento estrangeiro.

Lusa/SOL