"Espero que a minha visita, depois desta crise grave por que passámos, mostre que este sector foi muito importante para nos ajudar a vencer a crise", declarou Pedro Passos Coelho, quando visitava a Feira Agrícola do Vale do Sousa (Agrival).
Em declarações aos jornalistas, o chefe do Governo sublinhou que, actualmente, o sector agrícola é "fortemente exportador e criador de riqueza", prevendo que, no futuro, "pode ter um maior crescimento".
Pedro Passos Coelho, acompanhado do presidente da câmara, Antonino Sousa, percorreu hoje o certame no qual participam cerca de 350 expositores.
Para o primeiro-ministro, "o dinamismo grande" da Agrival "é bem uma prova de que o país tem na agricultura um parceiro importante de crescimento".
"É um sector que traz melhor rendimento e que atrai mais jovens para a agricultura, muitos mais qualificados do que antigamente", assinalou.
A propósito, Passos sublinhou a importância do sector na balança alimentar do país e nas exportações, contribuindo para "gerar emprego e rendimento".
"Muitos daqueles que acreditavam que este era um sector em remissão tiveram oportunidade de constatar que, nestes três anos, apesar da crise que nós vivemos, todo o sector agrícola foi daqueles que registou um desenvolvimento mais dinâmico e um desenvolvimento social mais notado, com criação de postos de trabalho e valor acrescentado", acrescentou.
O primeiro-ministro exortou "todos os agricultores" a aproveitarem o novo ciclo de financiamento europeu, utilizando, "pelo menos tão bem como até aqui", os recursos disponíveis".
Se fizerem os investimentos necessários, concluiu o chefe do Governo, poderão ajudar o país a crescer e exportar mais.
Na visita ao certame, o chefe do Governo falou com vários expositores, deixando a mensagem de que a recuperação económica do país trará mais oportunidades para as empresas.
Até ao final da 35ª edição da Agrival, no dia 31 de Agosto, são esperados mais de 140.000 visitantes.
Lusa / SOL