Pequenas inundações em Lisboa devido à chuva de segunda-feira

Os Bombeiros Sapadores de Lisboa já registaram hoje entre as 08h00 e as 11h00 cerca de 20 ocorrências, entre as quais pequenas inundações em habitações decorrentes da chuva intensa de segunda-feira.

Pequenas inundações em Lisboa devido à chuva de segunda-feira

De acordo com fonte dos Sapadores, entre as 08h00 e as 11h00 "foram criadas cerca de 20 ocorrências", a maioria das decorrentes de situações criadas pela chuva intensa de segunda-feira, sobretudo "pequenas inundações em habitações".

Além destas pequenas inundações, verificou-se a queda de um pinheiro de pequeno porte nos Olivais, "sem causar danos", acrescentou.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, enquanto outros onze estão a amarelo devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja para estes sete distritos vai estar em vigor até às 23h59 de hoje.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa/SOL