PS: Problema das SMS foi resolvido em ‘sete minutos’

O presidente da Comissão Eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou este domingo que a questão relacionada com o envio de SMS por parte da campanha de António Costa “é um episódio que já está ultrapassado”.

PS: Problema das SMS foi resolvido em ‘sete minutos’

Jorge Coelho disse que recebeu “garantias” por parte da candidatura do presidente da Câmara Municipal de Lisboa de que o assunto estava resolvido. Explicou que este foi um erro perpetrado por uma “empresa que trabalha para a candidatura [de António Costa], que enviou um número reduzido de mensagens”.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, a situação foi resolvida em “sete minutos”.

A Comissão Eleitoral para as primárias do PS já tinha explicado hoje que as candidaturas devem "abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação electrónica" durante o dia da votação.

"Nestes termos, deve a candidatura de António Costa cessar, com efeitos imediatos, o envio de mensagens SMS durante o dia do ato eleitoral (…) A deliberação referida no número anterior foi comunicada ao representante da candidatura de António Costa na Comissão Eleitoral, tendo o mesmo assegurado que o envio de mensagens SMS foi imediatamente cessado e que o mesmo se tratou de um erro processual", refere um comunicado da Comissão Eleitoral.

As declarações de Jorge Coelho e o comunicado da Comissão Eleitoral surgiram na sequência de uma queixa apresentada pela candidatura de António José Seguro contra António Costa, alegando que este enviou hoje um SMS aos militantes socialistas a apelar que votem em si.

Por seu turno, fonte da candidatura de António Costa confirmou que foi detectado o SMS, dizendo tratar-se de "um lapso e foi corrigido", tendo sido suspenso "de imediato" e não ter chegado a 5% do universo eleitoral.

De acordo com o comunicado da Comissão Eleitoral, que cita a reclamação da candidatura de António José Seguro, a mensagem da candidatura de António Costa tinha o seguinte teor: “Hoje não deixe de votar. O PS precisa do seu apoio. Se tiver dúvidas onde vota, ligue 808303001. Conto consigo. António Costa”.

Cerca de 250 mil simpatizantes e militantes socialistas escolhem hoje entre o secretário-geral António José Seguro e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

*Com Lusa

Actualizada às 14h12