Salão Imobiliário é o ‘espelho da recuperação’

O Salão Imobiliário de Portugal deste ano (SIL 2014) arrancou na quarta-feira e decorre até domingo, na FIL, no Parque das Nações. E há um crescimento de 36% no número de empresas presentes, para cerca de 130. São esperados 40 mil visitantes, mais de 50 convidados internacionais e investimentos superiores a 1,5 mil milhões de…

Para Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL 2014, o evento é o “espelho da recuperação” do sector imobiliário. As empresas presentes “ultrapassam as expectativas”, realça, apontando para negócios provenientes de Angola, Brasil, China, EUA, França, Holanda, Moçambique, Chipre e Portugal.

A iniciativa decorre em simultâneo com a Intercasa, com o Lisboa Design Show e com o Vintage Festival, pretendendo entrar numa nova fase de crescimento. Para tal, aposta no arrendamento, na reabilitação urbana, na internacionalização, na construção sustentável e eficiência energética e nos serviços. Haverá um novo sector, onde deverão estar todas as empresas que prestam serviços ao sector imobiliário, como sociedades de advogados, notários, empresas de condomínio, de limpezas, seguradoras, entre outras.

“Para além da forte aposta na internacionalização, com a presença de investidores franceses, chineses e de todos os países da CPLP, bem como a organização do Dia Portugal/China e do Dia Portugal/França, criámos o Espaço International Meeting Point – um local de reuniões e entrevistas onde investidores estrangeiros e expositores se irão encontrar”, explica.

A responsável adianta que o mercado imobiliário está numa fase ascendente, especialmente desde o último trimestre do ano passado. O mercado imobiliário português tem verificado uma dinâmica interessante, muito por via dos investidores que chegam ao país através de programas como os vistos gold ou do regime fiscal para residentes não habituais – que, apesar de atingirem diferentes tipos de público, acabam por cruzar-se criando uma contaminação positiva do mercado português.

“Os mercados chinês e francês têm sido dos que mais têm investido no nosso país, por entenderem, e bem, que o nosso imobiliário é um investimento seguro e rentável. É também por isso que a estratégia de internacionalização do SIL passa este ano por uma forte aposta na captação de investimento nestes mercados”, acrescenta a gestora.

Design e decoração com novidades

Também o LxD – Lisboa Design Show é maior evento nacional no panorama do design. Conta, na sua 5.ª edição, com cerca de 300 designers envolvidos em diferentes formas de expressão: produto/equipamento, moda e decoração interiores, inovação e criatividade nacional e internacional. A iniciativa reúne diferentes players do sector: marcas, indústria, designers e opinion makers.

No LxD, o designer Toni Grilo ‘veste’, através da cortiça, o cenário dos stands, auditórios, lounge e outros espaços desta edição, mostrando as possibilidades de utilização deste produto.

Já na Intercasa a novidade deste ano diz respeito à assinatura ‘Casa Portuguesa Com Certeza’, na Casa Ideal, onde se alia o design de interiores ao de moda. A curadora de moda, Sandrina Francisco, associou-se ao projecto e convidou estilistas nacionais a vestir o casal que habita esta casa de sonho. Filipe Faísca, Egídio Alves, Ricardo Preto, Carlos Gil, Pedro Pedro e Eduardo Xavier são alguns dos estilistas portugueses convidados por Sandrina Francisco a ‘vestir’ os closets de cada um dos personagens.

piedadepedro@gmail.com