Segundo a CTV News, o atirador já foi identificado: Michael Zehaf-Bibeau é um cidadão canadiano nascido em 1982, que se converteu ao Islão.
Cerca das 16h (11h em Otava) ainda se ouviam disparos no interior da assembleia. A polícia continuava a inspeccionar o local.
As imagens do tiroteio no interior do Parlamento, pelo jornal canadiano The Globe and Mail:
Foi também relatado um tiroteio junto ao hotel Chateau Laurier, situado junto ao Parlamento canadiano, e uma terceira troca de tiros no Rideau Centre Mall. Através do Twitter, a polícia está a pedir aos habitantes do centro de Otava para se “manterem longe de janelas e terraços” devido às medidas que estão a ser tomadas no momento.
Também nesta rede social, o responsável pela comunicação do primeiro-ministro anunciou que Stephen Harper “está em segurança e já fora do Parlamento”.
Segundo testemunhas no local, pouco depois das 10h locais (15h em Lisboa) um homem de “longos cabelos pretos” apareceu junto ao Memorial de Guerra Nacional e disparou quatro vezes, tendo atingido um dos militares que faz a guarda do Parlamento. Depois terá corrido para dentro do edifício, espalhando o caos que se observa neste vídeo do The Globe and Mail:
O incidente acontece depois do Governo ter aumentado o nível de alerta de ataques terroristas. Na terça-feira, um cidadão canadiano convertido ao Islão foi morto pela polícia da província do Quebeque depois de ter atropelado outros dois militares.
As autoridades citam ainda um aumento das comunicações entre suspeitos de ligações à al-Qaeda e ao Estado Islâmico. Segundo o porta-voz governamental Jean-Christophe de La Rue, “há informações que indicam que um indivíduo ou grupo presentemente no Canadá ou no estrangeiro tem a intenção e a capacidade de cometer uma acção terrorista”.