Com base nos resultados da sondagem, estima-se que o Podemos de Pablo Iglesias obtivesse 27,7% dos votos se as eleições gerais decorressem por estes dias. Venceria o escrutínio à frente do PSOE (centro-esquerda, oposição) com 26,2% e do PP (direita, no poder) com 20,7%.
Comparando estes números com os da anterior sondagem do El País, publicada em Outubro, nota-se uma queda abrupta dos dois grandes partidos do regime espanhol, e em especial do PP, que perde quase 10 pontos percentuais. O PSOE perde quatro.
O inquérito cujos resultados são agora publicados foi conduzido durante uma semana negra para socialistas e populares, mas sobretudo para estes últimos, devido ao acumular de escândalos de corrupção e de crimes financeiros envolvendo altos dirigentes partidários.
O Podemos foi constituído no início do ano por Iglesias, escritor, académico e apresentador de televisão, entretanto eleito para o Parlamento Europeu. É uma formação tendencialmente de esquerda, mas que pisca o olho ao centro. Apresenta uma organização interna mais aberta que a dos tradicionais partidos espanhóis e conta já com mais de 200.000 filiados.
pedro.guerreiro@sol.pt