Obra raríssima de Shakespeare descoberta acidentalmente em França

Originalmente, as cópias eram vendidas por uma libra cada. Em 2008, um exemplar recuperado dez anos depois de ter sido roubado da Universidade de Durham, Inglaterra, foi avaliado em 15 milhões de libras.

Obra raríssima de Shakespeare descoberta acidentalmente em França

Publicada em 1623, a edição das obras de Shakespeare conhecida por First Folio é um dos troféus mais cobiçados pelos bibliófilos. Até há poucos dias, conheciam-se apenas 40 exemplares completos. Agora há 41.

“Fiquei radiante. É um tesouro”, disse o director da pequena biblioteca de Saint-Omer, no Norte de França, perto de Calais, que encontrou a obra quando andava à procura de livros para figurarem numa exposição sobre as relações entre aquela região e a Inglaterra. O livro esteve esquecido durante 200 anos e pensa-se que terá pertencido a um jesuíta.

O First Folio é considerado o Santo Graal das edições de Shakespeare. É composto por 36 peças e foi compilado por dois actores amigos do poeta, sete após a sua morte. O exemplar de Saint-Omer foi autenticado em cinco minutos por um especialista.

jose.c.saraiva@sol.pt