Com alterações de última hora, que contrariam o regulamento da competição que ainda está disponível no site da LPFP, em vez de quatro grupos de quatro equipas a competição terá dois grupos de quatro equipas e dois de cinco, onde estarão FC Porto e Sporting.
O Benfica, detentor do troféu, ficou inserido no Grupo A, um dos que tem quatro equipas, juntamente com Arouca, Moreirense e Nacional. O Estoril, quarto classificado na época anterior na Primeira Liga, é o cabeça-de-série do outro grupo de 4 (grupo B), onde terá a companhia de Sp. Covilhã, Gil Vicente e Marítimo.
Nos grupos de 5 equipas, logo com mais uma jornada, estão as duas únicas equipas portuguesas que têm garantida a manutenção nas competições europeias. Um desgaste que não deverá afectar o Sporting, que depois da polémica da época passada – em que acusou o FC Porto de violar a verdade desportivo forçando o atraso da última jornada do grupo – já garantiu que alinhará na competição com a sua equipa de juniores.
No Grupo C, os ‘leões’ ficaram inseridos no meio de clubes históricos do futebol português, como o V. Guimarães, Belenenses, Boavista e V. Setúbal. No último grupo (D), o FC Porto medirá forças com Rio Ave, Sp. Braga, Académica e União da Madeira.
A Liga só anunciou a alteração dos regulamentos, previsivelmente provocada pelo facto de a Primeira Liga ter este ano mais dois clubes, no dia 5 de Dezembro, data em que anunciou a realização do sorteio para hoje.
Segundo o novo formato, a competição será dividida em cinco jornadas (só para os grupos de cinco equipas, pois folga uma em cada jornada), que se disputarão entre 28 de Dezembro e 5 de Fevereiro.
Na primeira jornada, o Benfica recebe o Nacional, enquanto o Sporting e FC Porto fazem deslocações a Guimarães e Vila do Conde, respectivamente. Depois, na jornada iniciada a 14 de Janeiro, os três ‘grandes’ jogam em casa: os ‘encarnados’ com o Arouca, Sporting com Boavista e FC Porto com União da Madeira.
Segue-se a última jornada para os grupos A e B, onde o detentor do troféu fará o único jogo fora, em Moreira de Cónegos. Como está inserido no Grupo A, o Benfica sabe ainda que se vencer o grupo jogará a meia-final no Estádio da Luz, contra o vencedor do Grupo C (onde está o Sporting), tendo assim a hipótese de chegar à final da competição com apenas um jogo fora de portas.
Ainda na terceira jornada, o Fc Porto desloca-se ao terreno do Sp. Braga enquanto o Sporting viaja até ao Restelo para defrontar o Belenenses. Os dois grandes terminam a sua participação nos grupos de cinco equipas à quarta jornada, pois folgam ambos na última. A 28 de Janeiro, o Sporting recebe o V. Setúbal enquanto o FC Porto joga no Estádio do Dragão frente à Académica.
A outra meia-final será disputada no Estádio do vencedor do grupo B contra o vencedor do Grupo D.
Sorteio da Taça da Liga:
Grupo A: Benfica, Nacional, Arouca e Moreirense
Grupo B: Estoril, Marítimo, Gil Vicente e Covilhã
Grupo C: Sporting, V. Setúbal, V. Guimarães, Boavista e Belenenses
Grupo D: FC Porto, Académica, Rio Ave, União da Madeira e Sp. Braga
Notícia actualizada às 14h30