Trata-se de uma plataforma através da qual se pode descobrir a cidade, bairro a bairro, destacando os pontos fortes e o que cada um tem para oferecer em diversas vertentes: cultural, criativa, comércio, espaços de lazer, entre outros. Ao mesmo tempo, identifica o que existe de imobiliário disponível para venda ou arrendamento. O negócio começou em Lisboa, mas Clara Moura quer levá-lo a outras cidades europeias.
A empreendedora lembra que, no início, foi preciso perceber as necessidades dos clientes e as falhas que existiam. Depois, foi descobrir Lisboa: “Fomos para as ruas investigar a capital. Ouvimos moradores; falámos com as juntas de freguesia; tomámos em conta as antigas e novas freguesias. Este trabalho permitiu mapear toda a cidade em bairros. Identificámos 45, diferenciados, com as suas características e pontos fortes. Fotografámos e estamos agora a voltar aos mesmos bairros para os filmar”, revela.
Clara Moura salienta ainda a necessidade que existiu em conhecer bem a Lei do Arrendamento. E o cuidado com a solução tecnológica: “Elaborámos um caderno de requisitos funcionais/técnicos com tudo o que achávamos essencial para uma primeira plataforma, que conseguisse entrar e funcionar no mercado português”.
A empresária revela que viu um mercado com enormes oportunidades. “Durante anos, Lisboa perdeu população e as casas foram ficando vazias, mas o encanto estava todo lá, como estamos agora a confirmar. Apesar de em Portugal poder haver menos recursos, há cada vez mais investidores e potenciais moradores internacionais, que têm capital para adquirir imóveis na cidade. Estamos a entrar no radar mundial”, sublinha.
Clara acredita que a cidade “valiosa mas 'vazia', por renovar, é uma oportunidade única no mundo”, enumerando os factores de mudança: “Temos uma cidade cheia de história, gente cheia de ideias para novos negócios, jovens e adultos que querem morar nos centros das cidades. Já é visível todo este movimento, com mais imóveis a chegarem ao mercado, novas lojas a abrirem e marcas internacionais a apostarem no comércio de rua”.
Bairros em 60 segundos
“Somos experts dos bairros de Lisboa, e queremos passar essa informação. Iniciámos recentemente um projecto no YouTube chamado 'Bairros em 60 segundos', onde vamos a cada bairro e perguntamos aos moradores como é viver ali. Não há outra plataforma que forneça este tipo de informação, e sabemos que é essencial para quem procura imóveis, especialmente se não conhece a cidade”, adianta Clara Moura.
Apesar de recém-nascida, a empresa já conta com mais de 2.200 imóveis anunciados pelas principais agências de Lisboa. Nos últimos três meses teve mais de 1,5 milhões visualizações e cerca de 150.000 visitas. E já deu mais de 3.000 contactos aos parceiros. “Os nossos bairros já foram visitados por mais de 17.000 pessoas, temos 28.000 likes no Facebook e continuamos a crescer todas as semanas”, conclui a empreendedora.