Vender Lisboa bairro a bairro

É geralmente nos momentos mais difíceis que surgem ideias inovadoras. No imobiliário, onde as dificuldades são grandes, eis que aparece um novo negócio. Clara Moura, depois de três anos na gestão da loja online da TMN, decidiu criar a sua própria empresa e apostar na Home Hunting.

Trata-se de uma plataforma através da qual se pode descobrir a cidade, bairro a bairro, destacando os pontos fortes e o que cada um tem para oferecer em diversas vertentes: cultural, criativa, comércio, espaços de lazer, entre outros. Ao mesmo tempo, identifica o que existe de imobiliário disponível para venda ou arrendamento. O negócio começou em Lisboa, mas Clara Moura quer levá-lo a outras cidades europeias.

A empreendedora lembra que, no início, foi preciso perceber as necessidades dos clientes e as falhas que existiam. Depois, foi descobrir Lisboa: “Fomos para as ruas investigar a capital. Ouvimos moradores; falámos com as juntas de freguesia; tomámos em conta as antigas e novas freguesias. Este trabalho permitiu mapear toda a cidade em bairros. Identificámos 45, diferenciados, com as suas características e pontos fortes. Fotografámos e estamos agora a voltar aos mesmos bairros para os filmar”, revela.

Clara Moura salienta ainda a necessidade que existiu em conhecer bem a Lei do Arrendamento. E o cuidado com a solução tecnológica: “Elaborámos um caderno de requisitos funcionais/técnicos com tudo o que achávamos essencial para uma primeira plataforma, que conseguisse entrar e funcionar no mercado português”.

A empresária revela que viu um mercado com enormes oportunidades. “Durante anos, Lisboa perdeu população e as casas foram ficando vazias, mas o encanto estava todo lá, como estamos agora a confirmar. Apesar de em Portugal poder haver menos recursos, há cada vez mais investidores e potenciais moradores internacionais, que têm capital para adquirir imóveis na cidade. Estamos a entrar no radar mundial”, sublinha.

Clara acredita que a cidade “valiosa mas 'vazia', por renovar, é uma oportunidade única no mundo”, enumerando os factores de mudança: “Temos uma cidade cheia de história, gente cheia de ideias para novos negócios, jovens e adultos que querem morar nos centros das cidades. Já é visível todo este movimento, com mais imóveis a chegarem ao mercado, novas lojas a abrirem e marcas internacionais a apostarem no comércio de rua”.

Bairros em 60 segundos

“Somos experts dos bairros de Lisboa, e queremos passar essa informação. Iniciámos recentemente um projecto no YouTube chamado 'Bairros em 60 segundos', onde vamos a cada bairro e perguntamos aos moradores como é viver ali. Não há outra plataforma que forneça este tipo de informação, e sabemos que é essencial para quem procura imóveis, especialmente se não conhece a cidade”, adianta Clara Moura. 

Apesar de recém-nascida, a empresa já conta com mais de 2.200 imóveis anunciados pelas principais agências de Lisboa. Nos últimos três meses teve mais de 1,5 milhões visualizações e cerca de 150.000 visitas. E já deu mais de 3.000 contactos aos parceiros. “Os nossos bairros já foram visitados por mais de 17.000 pessoas, temos 28.000 likes no Facebook e continuamos a crescer todas as semanas”, conclui a empreendedora.

piedadepedro@gmail.com