Medidas para proteger o gado

Ter um cão de gado é uma das medidas mais eficazes para manter os lobos afastados das manadas e dos rebanhos. O Grupo Lobo criou, já em 1997, o programa ‘Cão de Gado’, através do qual entrega aos pastores cachorros de Castro Laboreiro, da Serra da Estrela de Pêlo Curto, de Gado Transmontano e Rafeiros…

Medidas para proteger o gado

Outra das medidas a adoptar em territórios onde vive o lobo ibérico é a presença de um pastor junto do rebanho: contribui para diminuir o risco de predação, impedindo a dispersão dos animais e escolhendo caminhos e pastagens mais abertas, evitadas pelo lobo.

Recolher os animais durante a noite, num estábulo seguro – a noite é o período em que todos os predadores estão mais activos – é outra das precauções a adoptar.

O Grupo Lobo aconselha ainda a colocar chocalhos nos animais do rebanho ou manada. «Permite ao pastor localizá-los mais facilmente. Alguns protegem o pescoço das mordeduras de canídeos», tanto de lobos como de cães vadios.

Outra medida a adoptar passa por não deixar as vacas parir no monte. Como predadores naturais, lobos atacam as presas mais frágeis.

As vedações eléctricas também têm tido bastante sucesso para impedir os ataques dos predadores. Por vezes podem ser substituídas por vedações permanentes em rede/malha de metal com cerca de dois metros de altura, enterrada para impedir a escavação.

Na zona da Beira Alta, por exemplo, foi concluída, em Setembro de 2013, a construção de uma vedação para proteger uma exploração de avestruzes localizada no concelho de Almeida, que vinha registando ataques frequentes de lobos. Desde então, não sofreu um único ataque, tendo-se conseguido uma redução de 100% dos prejuízos, congratula-se Sílvia Ribeiro, do Grupo Lobo.

Finalmente, acrescenta a responsável, outro método bastante eficaz é a utilização de luzes e de sons para afugentar os lobos.

Medos e mitos do 'lobo mau'

Ao longo dos séculos, o lobo é um dos predadores mais marcantes dos medos humanos – de que são exemplo histórias como a do Capuchinho Vermelho. No entanto, não é perigoso para o homem, nem o ataca.

Apesar disso, é visto como ameaça à vida humana, portador de doenças míticas como a 'lobagueira' e cúmplice de fadas dos lobos.

Mas a verdade é que o lobo é um predador necessário: controla animais como a raposa e a fuinha, devoradores de lebres, e é  responsável por reduzir outros predadores, como cães vadios, e de herbívoros que atacam as colheitas.

sonia.balasteiro@sol.pt