A ‘morte’ de Cesar Millan. A notícia falsa espalhou-se como fogo na pradaria, no início deste mês de Dezembro: o mais famoso tratador de cães do mundo teria morrido. O artigo inventado por um obscuro site latino-americano teve milhões de partilhas, até o desmentido chegar pela ‘voz’ do seu cão Junior, numa nota assinada no perfil de Millan no Facebook. A notícia desse desmentido – essa verdadeira – foi uma das mais lidas este ano no SOL: mais de 170 mil vezes. E sabe quem é que também NÃO morreu este ano, independentemente do que tenha lido no Facebook? Macaulay Culkin, Axl Rose, Miley Cyrus, Phill Collins…
A mulher das três maminhas. A lenda rezava que uma norte-americana chamada Jasmine Tridevil tinha gasto 20.000 dólares pelo implante de um terceiro seio ao centro do peito, inspirada pela prostituta de três mamas do clássico (trash) de ficção científica Total Recall. Mas não só Tridevel não existe (trata-se de Alisha Hessler, uma youtuber responsável por uma longa lista de boatos e partidas) como ainda não é desta que os fãs do filme de Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone vão ver uma mulher de três seios na vida real.
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4chan ‘ameaça’ Emma Watson com 'sex tape'. O fórum 4chan tem costas largas na altura de atribuir culpas por ataques de hackers. Incluindo ataques que nunca existiram. Neste caso, uma suposta ameaça contra a actriz britânica Emma Watson (a Hermione de Harry Potter) em represália por um discurso que a jovem embaixadora da boa vontade das Nações Unidas fez em defesa do feminismo. O 4chan, dizia-se, iria divulgar um vídeo íntimo da actriz. Era só uma mentira lançada por uma agência de marketing digital.
O skate voador do Regresso Ao Futuro. Esta foi uma tremenda desilusão para os fãs de tecnologia. Recorda-se da notícia que dava conta que uma empresa chamada HUVr tinha conseguido fabricar uma hooverboard? Bom, afinal era só um sketch humorístico do site Funny or Die. MAS há de facto um projecto em marcha para construir um skate voador. Outra empresa, a Hendo, está realmente a desenvolver uma hooverboard, e já tem um protótipo que levita alguns centímetros.
Alex From Target e a ‘mentira’ que afinal era verdade. Deve ter dado pela história de Alex, o fotogénico funcionário adolescente de uma loja da cadeia norte-americana Target cuja fotografia tirada por outra adolescente se tornou viral. O bonitão tornou-se famoso instantaneamente e até foi entrevistado em talkshows como o programa da Ellen. No entanto, dias após a explosão do fenómeno, em Novembro, uma agência de publicidade apareceu a dizer que tudo não passava de uma elaborada campanha de marketing. Bom, e aí é que está a mentira. Não foi uma campanha orquestrada. Foi um fenómeno genuinamente viral. A agência, essa, é que conseguiu aldrabar meio mundo.
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A ‘detenção’ de Banksy. O mais famoso artista de rua do mundo teria sido detido em Outubro, e a notícia era acompanhada pela revelação do maior segredo do mundo da arte: a suposta identidade de Banksy. Mas afinal era só mais uma história inventada pelo National Report, um site de notícias falsas.
Poupar milhões com Garamond. Na era da contenção orçamental, esta notícia chamou a atenção de cidadãos e decisores de todo o mundo. Um rapaz de 14 anos teria concluído que, se o Governo utilizasse Garamond em vez de Times New Roman nos seus documentos oficiais, os Estados Unidos poupariam 400 milhões de dólares por ano. O problema é que o estudo contém alguns erros graves: primeiro, o benefício em causa seria hipoteticamente resultante do tamanho da letra e não propriamente devido à escolha da fonte; segundo, o valor da poupança seria significativamente mais baixo do que o estimado; terceiro, cada vez mais escritórios utilizam impressoras laser em vez de cartuchos de tinta, pelo que esta alteração seria pouco útil.
França ‘proíbe’ emails depois das 6 da tarde. Esta até a Economist engoliu. Uma série de mal-entendidos e traduções de fraca qualidade resultou na difusão de notícias que davam conta de uma nova lei a proibir o envio de emails de serviço fora do horário de expediente. A intenção seria permitir que os funcionários ‘desligassem’ do trabalho depois de saírem do escritório – uma necessidade real e cada vez mais universal, devido à ubiquidade dos smartphones. Mas não há lei nenhuma, apenas um acordo entre sindicatos e o patronato para que os trabalhadores das indústrias digitais francesas tenham garantido o direito ao descanso. Mas sem qualquer limite ao envio de emails.
KFC expulsa menina com cicatrizes. Esta história comoveu muito boa gente em todo o mundo. Dos Estados Unidos chegava a notícia de que uma menina com cicatrizes profundas na cara (tinha sido atacada por um pitbull) tinha sido expulsa de um restaurante da cadeia de fastfood KFC para não ‘assustar’ os restantes clientes. Rapidamente gerou-se um movimento de solidariedade que resultou na doação de mais de 100.000 dólares para financiar uma série de cirurgias de reconstrução facial. As lesões de Victoria – assim se chama a menina – são reais, e os donativos serviram de facto para a ajudar a obter os tratamentos. Mas a criança nunca foi expulsa de um restaurante KFC. A família de Victoria mentiu. Ainda assim, a KFC doou 30.000 dólares.
Justin Bieber salvou um russo de ataque de um urso. Em Agosto, foi noticiado que um homem sobreviveu a um ataque de um urso na Sibéria porque o animal fugiu assustado com o toque de telemóvel da vítima – Baby, da estrela adolescente Justin Bieber. Inúmeros jornais de todo o mundo retransmitiram a história, mas o Poynter descobriu que tudo não passou de mais uma invenção do Austrian Times, uma publicação de um grupo de jornais online em língua inglesa da Europa Central que recorre frequentemente a boatos para inflaccionar os seus números.
Lobos na aldeia olímpica de Sochi. É verdade que a cidade russa de Sochi não se preparou a tempo para receber os Jogos Olímpicos de Inverno. Havia obras em curso durante o torneio e os atletas voltaram da Rússia com um rol de queixas relativas à qualidade do alojamento. Mas muitas das informações então transmitidas eram falsas. Sobretudo a mais espectacular, que dava conta da presença de lobos dentro de um dos hotéis. O vídeo que ‘mostrava’ a ameaça não passava de uma brincadeira feita para o talk show de Jimmy Kimmel.
Seis dias de escuridão total. Também deve ter lido esta: uma tempestade solar iria deixar todo o planeta às escuras, como se fosse de noite, entre 16 e 22 de Dezembro. Apesar da informação não fazer qualquer sentido, os artigos foram partilhados até à exaustão, e a NASA viu-se obrigada a esclarecer a opinião pública. Sim, era uma mentira, e a origem está no site Huzlers, uma fonte clássica da boataria online.
Estranhos dão o primeiro beijo. Um dos vídeos mais partilhados do ano é aquele em que vários cidadãos comuns que supostamente não se conheciam previamente são convidados a dar um beijo apaixonado. Tem tanto de romântico como de embaraçoso, mas é 100% falso. Os ‘estranhos’ são afinal actores, modelos e cantores que protagonizam um anúncio a uma marca de roupa. Não que a realizadora Tatia Pilieva possa ser acusada de enganar alguém: os nomes dos participantes aparecem nos créditos finais.
Fazer milhões no recreio. Um prodígio dos investimentos. Mohammed Islam, um estudante nova-iorquino de 17 anos, era assim apresentado por jornais de todo o mundo depois de ter afirmado ter ganho 72 milhões de dólares jogando na bolsa durante os intervalos da escola. Até que o próprio confessou que era tudo mentira. Aquele truque fantástico para ficar rico depressa e sem trabalhar? Ainda não foi em 2014 que o descobrimos.