O estilo, os objectivos e a eficácia de 10% Mais Feliz estão resumidos, no melhor e no pior, logo na capa: “Como domei a voz na minha cabeça, reduzi o stress sem perder o controlo e descobri auto-ajuda que realmente funciona – uma história real”. O subtítulo é informativo e enigmático q.b., auto-irónico, um bocadinho piroso. E, no entanto, funciona.
Em 2004, Dan Harris teve um ataque de pânico em directo. Anos de adrenalina e competição desenfreadas, várias experiências em cenários de guerra e o consumo exponencial de cocaína e ecstasy encurralaram o pivot de 34 anos da ABC News num beco sem saída, perante cinco milhões de telespectadores. 10% Mais Feliz narra as sequentes experiências de contacto do jornalista com as práticas budistas e a sua adesão à meditação, em versão consciente (mindfulness; “atenção plena”) ou compassiva (Metta Bhavana; amor fraterno).
Para quem não simpatiza com a onda new age de revivalismo do interesse pelo Budismo, 10% Mais Feliz pode ler-se como um testemunho bem-humorado do fetichismo contemporâneo pela espiritualidade. Logo após o seu famoso ataque de pânico, Dan Harris foi destacado para cobrir temas religiosos, o que lhe permitiu investigar os movimentos evangélicos, privar com Deepak Chopra e Mark Epstein, constatar a prática da meditação como “moda empresarial” ou entrevistar o Dalai Lama. Ao mesmo tempo, o jornalista procurava conciliar o cepticismo intrínseco à sua profissão (desmontar clichés, apresentar serviço e ascender na carreira eram os seus objectivos principais) com uma sincera (e algo desesperada) busca de pacificação interior.
Relatada com desarmante sinceridade, hilariantes tom e pormenor e apenas 10% de jornalismo de investigação, a odisseia de Dan Harris lê-se compulsivamente. No final, há uma lista de conselhos, 'O Caminho do Atormentado', que podia figurar num argumento do Woody Allen, numa sessão do Dr. Phill ou num romance de Tom Wolfe. 10% Mais Feliz não é um livro de auto-ajuda, nem um manual de meditação budista. É a reprodução da atabalhoada corrente de consciência de um indivíduo urbanita do século XXI à procura de si mesmo: um documento esclarecedor.
Livro:
10% Mais Feliz
Dan Harris
Sinais de Fogo
275 págs.
16.60 euros