Guterres tomou posse como Alto Comissário para os Refugiados em 15 de Junho de 2005, para um mandato de cinco anos. Em Abril de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas reelegeu-o para um segundo mandato, que terminaria em Junho deste ano. A ONU quer, porém, prolongar por mais seis meses o mandato, para acertar o calendário, já que Guterres entrou no ACNUR antes do tempo normal (final do ano de 2005) para substituir o seu antecessor, o holandês Rudd Lubbers, então envolvido num escândalo sexual.
Quando termina o prazo para concorrer às presidenciais de 2016?
Segundo a Constituição, "as candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes da data marcada para a eleição". Por causa do calendário das legislativas, as presidenciais deverão ocorrer no final de Janeiro. Ou seja, os candidatos podem apresentar-se até Dezembro deste ano.
Guterres pode suspender funções para fazer campanha em Outubro ou Novembro?
Nada impede o ex-primeiro-ministro de suspender ou renunciar ao mandato no ACNUR a qualquer momento. Isso poderia, contudo, ser mal-visto na ONU.
Guterres tem hipóteses reais de concorrer a secretário-geral da ONU no final de 2016?
Teoricamente, sim, na prática, são mínimas ou nulas. Apesar do seu prestígio, as hipóteses de um português conseguir o cargo são remotas. Prevê-se que o lugar seja ocupado por um europeu de Leste ou dos países emergentes.