Evidentemente, é mentira. Mas foi o que declarou o comentador da Fox News Steven Emerson, pretenso especialista em assuntos do terrorismo e líder do The Investigative Project on Terrorism, a propósito dos atentados em França e da ameaça islâmica na Europa.
De imediato, as autoridades britânicas apressaram-se a desmentir a informação. A câmara municipal de Birmingham considerou os comentários de Emereson no mínimo “curiosos”, enquanto a deputada Gisela Stuart, eleita para Westminster por aquela cidade, foi mais longe e qualificou-os de “estúpidos”. E David Cameron, o primeiro-ministro britânico, chamou mesmo “idiota” a Emerson.
Mas foi nas redes sociais que apareceram as reacções mais inspiradas, com a hashtag satírica #FoxNewsFacts, cunhada pelo jornalista do Guardian Simon Ricketts, a reunir milhares de mensagens irónicas de ‘factos’ sobre Birmingham, o Reino Unido e o mundo em geral:
BREAKING! Margaret Thatcher was secret Muslim Jihadist (seen here wearing Hijab): #foxnewsfacts pic.twitter.com/q2iGty9Icx
— Tom Pride (@ThomasPride) 12 janeiro 2015
#Muslims are controlling the weather in Britain. In some places it's Sunni, but mainly Shi'ite. #foxnewsfacts pic.twitter.com/fXzpIPXofa
— Ahmad Fraz (@Ahmad_Fraz9) 12 janeiro 2015
Hashm Amla, a renowned Muslim terrorist, attempts to kill the players with lethal fours & deadly sixes.
#foxnewsfacts pic.twitter.com/WZTvVMMnvN
— Baji Please (@BajiPlease) 12 janeiro 2015
Mais tarde, Steve Emerson emendou a mão e pediu desculpa através do twitter: “Os meus comentários na Fox News sobre Birmingham estavam totalmente errados. Birmingham, por favor aceita as minhas desculpas. Eu estava engando”.
Birmingham, recorde-se, é uma cidade de maioria cristã em que os muçulmanos representam apenas um quarto da população. E onde não vigora de forma alguma a lei islâmica.