Hat-trick de ouro para Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo conquistou esta segunda-feira a terceira Bola de Ouro da carreira e sagrou-se o melhor jogador do mundo em 2014, igualando o registo de Johan Cruyff, Michel Platini e Marco van Basten (três exemplares).

Hat-trick de ouro para Cristiano Ronaldo

"Estou a ver se vejo o meu filho, família, mãe… Tenho de agradecer a todos os que votaram em mim, ao meu treinador, companheiros, presidente, massa associativa do Real Madrid. Foi um ano inesquecível, a nível colectivo e pessoal. Ganhar um troféu com esta dimensão é único. Estou muito feliz. Vai dar-me motivação para continuar a trabalhar da mesma fora e tentar ganhar mais títulos colectivos e individuais. Obrigado à minha mãe, ao meu filho, ao meu pai que está lá em cima a ver… À Selecção de Portugal e a todos os portugueses", afirmou o jogador do Real Madrid ao receber o troféu.

Apesar de ser a terceira conquista no currículo, Ronaldo não está satisfeito e quer mais. O aviso já foi dado: "Nunca pensei ganhar três vezes esta bolinha, mas não paro por aqui. Espero apanhar o Messi já na próxima época. Não deixo de dormir por isso, mas tenho ambição. Quero entrar na história do futebol, faço o meu caminho dia após dia, e vou conseguir", concluiu.

O internacional português, capitão da Selecção Nacional, arrecadou 37,66% dos votos, contra os 15,76% de Messi, na segunda posição, e 15,72% de Neuer, que fechou o pódio.

Após receber o galardão, Ronaldo não esqueceu os colegas de equipa e entoou para os presentes na gala o 'grito de guerra' do Real Madrid. Ora veja:

Entretanto, a FIFA já divulgou a lista com os votos dos capitães e seleccionadores de cada Selecção assim como as preferências da imprensa mundial. Destaque para os votos de Messi e Ronaldo. Se o argentino escolheu o compatriota Di María para melhor do mundo, com os colegas de equipa Iniesta e Masherano na segunda e terceira posição, o português optou por Sergio Ramos, Bale e Benzema, pela mesma ordem. Confira a lista.

Consulte também os resultados de todas as votações, nas várias categorias, aqui.


Recorde as outras personalidades premiadas pela FIFA:

18h50: Nadine Kessler (Wolfsburgo) foi eleita a melhor jogadora do Mundo.


18h50: James Rodríguez foi o autor do melhor golo do mundo, apontado no embate entre a Colômbia e o Uruguai, no Mundial-2014. O médio colombiano do Real Madrid arrecadou o prémio Puskas com 42% das preferências.

Veja os golos que estavam nomeados:


18h20: Os voluntários da FIFA receberam o prémio Fair Play. Saiba quem são aqui.


18h10 – Joachim Low liderou a Alemanhã à vitrória do Mundial-2014 e hoje conquistou, como prémio, o título de 'Treinador do Ano' da FIFA. O técnico alemão recebeu 36,23% dos votos, contra os 22,06% de Carlo Ancelotti (Real Madrid) e os 19,02% de Diego Simeone (Atlético de Madrid).


18h06 – Ralf Kellermann, o técnico que levou o Wolfsburgo à conquista da Liga dos Campeões, no Restelo, foi eleito o melhor treinador de futebol feminino em 2014.


17h55 – Hiroshi Kagawa, jornalista japonês, recebeu o Prémio Presidencial FIFA.


O perfil dos três nomeados para melhor jogador do mundo:

Cristiano Ronaldo

Trabalho, dedicação, classe e golos. Cristiano Ronaldo trata os golos por 'tu' e em 2014 não foi excepção. Começou o ano a erguer a segunda Bola de Ouro da carreira – é o único português a conseguir tal feito -, tornou-se o melhor marcador da Liga espanhola com 31 golos em 30 jogos e embalou o Real Madrid na conquista da tão desejada décima Liga dos Campeões para os merengues. Pelo caminho ainda se tornou o melhor marcador de sempre numa só campanha da Champions: por 17 vezes encontrou o caminho das redes da baliza adversária.

Os melhores momentos de Ronaldo em 2014:


Lionel Messi

Talento puro. Agilidade, técnica e uma visão de jogo acima da média. Não importa a quantidade de adversários: se houver uma forma de quebrar uma 'muralha defensiva, La Pulga vai encontrá-la. Apesar das lesões que sofreu na última temporada, a estrela do Barcelona ainda conseguiu 'morder' os calcanhares a Ronaldo, que se sagrou o Pichichi espanhol, com 28 golos. O seu pé esquerdo foi ainda precioso na campanha da Argentina no Mundial-2014 no Brasil, onde se sagrou o melhor jogador da prova e só foi derrotado na final pela Alemanha, a nova campeã mundial. Está perto de se tornar o melhor marcador de sempre no campeonato do país vizinho. Tem 'apenas' 27 anos…

Os melhores momentos de Messi em 2014:


Manuel Neuer

Perfila-se como o guarda-redes moderno: reflexos deslumbrantes, defesas de fino recorte técnico, bravura no 'um para um' e talento com a bola nos pés. E por vezes ainda se aventura fora da área, qual líbero. Indiscutível na baliza do Bayern Munique e da Selecção da Alemanha, juntou à Bundesliga o Mundial-2014. Foi galardoado ainda com as 'Luvas de Ouro', prémio que distingue o melhor guardião de todas as selecções presentes no Campeonato do Mundo.

Os melhores momentos de Neuer em 2014:


hugo.alegre@sol.pt