Bancos esperam aumento ligeiro da procura de empréstimos

Os bancos portugueses esperam que haja “um aumento ligeiro” da procura de empréstimos pelas empresas e pelas famílias no primeiro trimestre deste ano, segundo os resultados de um inquérito hoje publicado pelo Banco de Portugal.

O Banco de Portugal divulgou hoje o documento que dá conta dos resultados do inquérito feito em Dezembro aos principais bancos sobre a oferta e procura de crédito, o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito.

"Os resultados do inquérito apontam para um aumento ligeiro da procura global de empréstimos durante o quarto trimestre, sendo especialmente notório para empréstimos de longo prazo por parte das empresas", lê-se no documento.

Para o primeiro trimestre de 2015, os bancos antecipam "um aumento ligeiro da procura de empréstimos por parte das empresas, o qual deverá estar associado às pequenas e médias empresas e para todo o tipo de maturidades".

Já no que se refere aos particulares, os bancos esperam "ligeiros aumentos da procura, quer para aquisição de habitação, como para consumo e outros fins".

Quanto aos critérios de concessão de crédito e às condições aplicadas, os resultados do inquérito realizado aos cinco maiores grupos bancários consideram que se registaram "reduções ligeiras no nível de restritividade por parte das instituições".

Lusa/SOL