AirAsia: Avião despenhou-se em três minutos com co-piloto a comandar

O avião da AirAsia estava a ser comandado pelo co-piloto francês Rémi Plésel, quando se despenhou no dia 28 de Dezembro, com 162 pessoas a bordo, avançam as autoridades indonésias, citadas pela BBC.

AirAsia: Avião despenhou-se em três minutos com co-piloto a comandar

Elementos recolhidos do aparelho deram aos investigadores “uma ideia clara” do que aconteceu minutos antes do avião se despenhar, afirmou Mardjono Siswosuwarno, responsável pelas buscas.

Plesel esteve a comandar o aparelho desde o momento da descolagem até se despenhar no mar de Java. Segundo Siswosuwarno, trata-se de um procedimento normal.  

Os investigadores referiram ainda que o aparelho despenhou-se de forma abrupta e que, no espaço de 30 segundos, passou de uma altura de 32.000 pés (9.700 metros) para 37.400 pés (11.400 metros), antes de iniciar a rota de queda. Um processo que demorou três minutos.

O relatório preliminar da investigação não foi divulgado e o relatório final só estará concluído dentro de sete a oito meses.

Até ao momento, segundo a BBC, só foram recuperados 70 corpos. A Agência Nacional de Buscas referiu ontem que iriam continuar as buscas mas, se não forem encontrados mais cadáveres, estas poderão terminar na próxima semana.