"Quero endereçar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, calorosas felicitações e sinceros votos de êxito no exercício das funções que foi chamado a desempenhar", afirma Cavaco Silva na mensagem de felicitações que enviou a Mattarella e que foi publicada hoje na página oficial da Presidência da República na internet.
O chefe de Estado português sublinha que Portugal e Itália estão "unidos por uma sólida e histórica amizade" e afirma a sua convicção de que os dois países "continuarão a tirar partido do muito que os aproxima", quer no plano bilateral quer no âmbito da parceria europeia.
"A nossa acção será no sentido de reforçar ainda mais as relações entre os nossos povos e países, encarando assim com confiança e ambição os desafios e oportunidades do futuro", refere Cavaco Silva.
O juiz e várias vezes ministro italiano Sergio Mattarella, 73 anos, foi hoje eleito presidente de Itália com 665 votos a favor, na quarta votação no parlamento em que apenas necessitava de uma maioria absoluta de 505 votos.
Mattarella, siciliano, foi escolhido como candidato pelo primeiro-ministro socialista, Matteo Renzi, do Partido Democrata (PD), para suceder ao popular Presidente Giorgio Napolitano, 89 anos, que anunciou a sua resignação.
Lusa/SOL