França: Homens armados com kalashnikov disparam sobre polícia em Marselha

Um grupo de homens encapuzados e armados com metralhadoras kalashnikov abriram fogo sobre a polícia, em Marselha, quando as autoridades intervieram depois de terem sido ouvidos disparos para o ar na cidade francesa, onde está hoje o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

França: Homens armados com kalashnikov disparam sobre polícia em Marselha

O director da polícia de Marselha, Pierre-Marie Bourniquel, foi baleado durante a operação, que ainda está em curso na cidade, escreve o Le Figaro. Acompanhado por um comandante, entrou no bairro problemático de La Castellane, conhecido por ser um centro de tráfico de droga na região, e dirigia-se para um ponto alto da cidade para de lá poder coordenar a operação, mas no percurso os atacantes abriram fogo sobre o carro. 

A polícia de intervenção está a assumir as operações e pode ver-se um helicóptero a sobrevoar a área.O presidente do sindicato da polícia diz que se tratarão de dois grupos de cinco a dez criminosos e mostra-se "consternado" com o que está a assistir. "Parece que vivemos no faroeste!".

Ainda não foram esclarecidas as causas que levaram a este tiroteio. À partida, tendo em conta o bairro em questão, pode tratar-se de disputas entre traficantes. No entanto, este confronto sem precedentes na cidade e coincidente com o dia da visita do primeiro-ministro, deixa as autoridades em alerta para outras hipóteses.

Ainda assim, este incidente demonstra o poder das redes de tráfico nos subúrbios franceses assim como a disseminação de armas de guerra nestes bairros. Explica o Le Figaro que o tráfico de cocaína e canábis chega a render mais de 100 mil euros num mês.

Marselha é a segunda cidade mais populosa de França.