Este magazine generalista, "com enfoque na cultura e no 'lifestyle', vai substituir o suplemento de fim de semana LIV, que cumpriu o seu ciclo de vida e tinha um conceito editorial redutor", uma vez que se concentrava em livros e viagens, explicou Luís Rosa, que é director do i desde Setembro do ano passado.
A B.I. tem "um espectro editorial mais alargado, vai também abordar temas de desporto e tem as pessoas como ponto de partida, contadas na primeira pessoa", adiantou.
Sob o mote "Não há histórias sem pessoas. Nem pessoas sem histórias", a capa da B.I. "terá sempre um grande plano do entrevistado", que será uma personalidade mediática da cultura, do entretenimento ou do desporto.
A entrevista de fundo marcará a B.I. ao longo de quatro páginas, seguindo-se de uma segunda parte onde haverá 10 temas contados por 10 protagonistas ligados à semana que passou ou que se seguirá, adiantou.
O magazine contará ainda com ideias e informação útil para o fim de semana, incluindo programas culturais e familiares e ainda uma dica para uma refeição para sábado à noite.
O projecto gráfico da B.I. foi concebido pelo departamento gráfico do i, liderado por Ana Soares, com a coordenação editorial de Ana Kotowicz.
A primeira edição terá como entrevistada uma mulher, seguindo a aposta do i no público feminino, ou seja, que a B.I., não sendo exclusivamente um magazine para as mulheres, tenha conteúdos que interessem a este género.
O lançamento da B.I. coincide com o aumento do preço de capa da edição de fim de semana do i, passando a custar mais 20 cêntimos, ou seja, 1,20 euros aos sábados.
Luís Rosa sublinhou que a subida do preço "é apenas ao sábado", custando no resto da semana um euro.
Também a partir do próximo sábado, 14 de Fevereiro, o i avança com um novo conceito editorial da edição do fim de semana.
"Queremos ser um semanário todos os sábados", sublinhou, adiantando que a edição vai trazer "informação de contexto" sobre os principais assuntos da agenda.
O objectivo é "explicar bem a história, ser um farol para o leitor", apontou.
"Vamos ter um dossiê forte a abrir o jornal, seja de agenda ou a marcar a agenda", seguido da explicação dos principais assuntos da semana, com contexto, disse.
Estas são as "ferramentas editoriais para concorrer com os diários e semanários publicados ao sábado", afirmou o director do i.
Lusa / SOL