Tsipras e Merkel reúnem-se em Berlim

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reúnem-se hoje em Berlim naquele que será o primeiro encontro bilateral entre os dois países, quando a Grécia prepara lista de reformas a implementar.

Tsipras e Merkel reúnem-se em Berlim

O Governo grego anunciou que os líderes vão abordar "as relações bilaterais e as grandes questões europeias", reconhecendo que na longa sessão de trabalho, que inclui um jantar, poderão ser abordados os problemas urgentes de liquidez da Grécia e as reformas que terão que ser implementadas.

Na quinta-feira, Atenas comprometeu-se a elaborar uma lista de reformas concretas para entregar "nos próximos dias" aos líderes europeus, medidas que permitam à Grécia obter fundos pendentes do segundo resgate.

Esse acordo foi firmado na quinta-feira numa 'minicimeira' sobre a Grécia realizada em Bruxelas, à margem de um Conselho Europeu.

Os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, já anunciaram que a União Europeia colocou à disposição da Grécia dois mil milhões de euros provenientes de fundos europeus não utilizados.

Estas verbas não servirão para socorrer as necessidades de tesouraria da Grécia, mas para "reforçar os esforços para o crescimento e a coesão social", sobretudo para fazer face ao elevado desemprego entre os jovens.

Lusa/SOL