O projecto de reabilitação da Invicta já tinha sido um dos quatro vencedores europeus distinguidos pelos Global Awards for Excellence do Urban Land Institute, de Nova Iorque. Além da qualidade na reabilitação, o mercado do Porto apresenta ainda um conceito inovador de espaço multiusos, com área para a restauração, um hotel de quatro estrelas, quiosques, lojas e uma área para os frescos. O Bom Sucesso arrebatou ainda o prémio na categoria de Comércio.
Quanto aos três empreendimentos que disputaram o troféu na categoria de Habitação, saiu vencedor o Lapa 111, localizado na esquina da rua da Lapa com a rua de São Domingos, em Lisboa. O Lapa 111 surge da junção de dois lotes e da reabilitação dos três edifícios confinantes, num total de sete habitações.
Para a categoria de Turismo estavam entre os finalistas 11 projectos e foi o Memmo Alfama Lisboa quem levou o prémio para casa. Não foi o único galardão conquistado pelo projecto, que também alcançou a vitória na categoria de Reabilitação. O Memmo Alfama é um boutique hotel que encomendou um mural a Vhils (Alexandre Farto), conceituado artista português que marcou uma parede à entrada da ruela com um rosto de um residente de Alfama. O arquitecto Samuel Torres de Carvalho foi o responsável pelo projecto de reabilitação.
Na categoria de Escritórios, sector que passou pela pior crise dos últimos anos e onde agora começam a escassear os novos espaços, dominou o Étoile 240, em Lisboa, na Av. da Liberdade. Já o Castelo dos Mouros, em Sintra, foi agraciado com o troféu na categoria de Equipamentos Sociais.
Estas foram as escolhas do júri composto por Almeida Guerra, presidente da Rockbuilding; o arquitecto Regino Cruz; Paulo Silva, director-geral da Aguirre Newman; César Neto, director-geral da Renascimóvel; e Eduardo Abreu, director-geral da Neoturis.
De salientar ainda o prémio Eficiência Energética, atribuído pela ADENE – Agência para a Energia, com o qual foi distinguido o empreendimento hoteleiro Holiday Inn Express Lisboa.
Os Óscares do Imobiliário 2015 tiveram como patrocinador principal a consultora Aguirre Newman, a que se juntou a Renascimóvel. Contaram ainda com o apoio da ADENE e com o suporte institucional das associações CIMLOP, CPCI e APPII. A Casa Sapo foi o portal oficial, o Diário Imobiliário o media partner e houve ainda o contributo da agência Pura Imagem.
A edição deste ano dos prémios contou com 41 candidaturas de empreendimentos concluídos entre 2013 e 2014. Destas foram apurados 24 projectos para as cinco categorias a concurso.