De acordo com a grelha de tempos para a discussão do relatório preliminar, a que a agência Lusa teve acesso, Pedro Saraiva fará uma exposição inicial de uma hora e depois será questionado pelos vários partidos em duas rondas, estando o início da apresentação do relatório agendado para as 10:00.
Posteriormente, e até dia 23, serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos ao relatório preliminar, e no dia 29 de Abril o texto final terá de estar pronto.
A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de Novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.
O objectivo do trabalho dos parlamentares é "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".
Lusa/SOL