Indústrias criativas já valem 3% do PIB

              

A segunda edição do Festival IN – Inovação & Criatividade espera juntar na Feira Internacional de Lisboa cerca de 60 mil pessoas, desta quinta-feira a 26 de Abril. O evento, que conta com a parceria do SOL, vai reunir alguns dos principais agentes das indústrias criativas – um sector que vale 3,1% do PIB.

As indústrias criativas são um conceito que reúne diversos produtos e serviços: design, artesanato, artes visuais, edição, novos media, publicidade, arquitectura, investigação e desenvolvimento, serviços culturais e recreativos, entre muitos outros. O dinamismo nestas áreas é notório: a taxa de crescimento das exportações tem sido superior a 10% nos últimos anos.

Segundo explica a fundação AIP, organizadora do Festival IN, os sectores mais preponderantes das indústrias criativas são “os que mais se associam à dinâmica exportadora”. Produtos relacionados com audiovisuais, de design, de ourivesaria, mobiliário, têxtil-lar, papel de parede, porcelana, jóias, iluminação, acessórios de moda e brinquedos são alguns dos mais relevantes em termos económicos.

Neste conjunto de actividades, a participação das PME e de micro-empresas é elevada.”O sucesso de algumas indústrias consideradas tradicionais como o calçado e o têxtil muito deve ao contributo das indústrias criativas, aos intangíveis sofisticados em que se alicerçam e que foram capazes de desenvolver”, destaca a fundação.

A AIP assume o “desafio” de tornar Portugal um player importante a nível internacional, em termos de exportações. Para isso, “é fundamental ter âncoras, eventos e acontecimentos de referência internacional que tenham um papel catalisador, como o Festival IN”, refere. É também necessário encontrar formas de estimular “a cooperação e a eficiência colectiva”, de forma capacitar estas indústrias, sensibilizá-las para a internacionalização e integrá-las em redes de conhecimento e em estratégias de investigação e inovação.

joao.madeira@sol.pt