Primeiro-ministro japonês vai faltar às comemorações do fim da II Guerra Mundial

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu recusar o convite do Kremlin para assistir à comemoração do 70.º aniversário da vitória sobre os nazis, que se realiza em maior em Moscovo, revelaram hoje fontes oficiais.

Abe foi um dos muitos líderes internacionais convidados pelo Presidente russo, Vladimir Putin, para participar, a 09 de Maio, que celebra os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, com uma parada do Dia da Vitória que geralmente também serve para exibir o poder militar russo.

Tal como o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, Shinzo Abe declinou o convite devido papel da Rússia na crise da Ucrânia, informaram fontes governamentais à agência japonesa Kyodo.

Deste modo, o primeiro-ministro japonês quer sublinhar a importância da sua aliança com os Estados Unidos, onde Abe tem previsto viajar na próxima semana para proferir um discurso diante do Congresso e reunir-se com Obama, segundo asa mesmas fontes.

Apesar disso, Tóquio planeia enviar um representante a Moscovo para assistir à cerimónia e preparar um próximo encontro entre Abe e Putin para estreitar os laços bilaterais.

Lusa/SOL