Se respondeu mais de dois nãos, este livro é indispensável, diria mesmo urgente, para si. História Não Oficial de Portugal: uma maneira diferente de contar como tudo aconteceu dá-lhe um panorama do ocorrido aqui neste rectângulo desde há qualquer coisa como 99 milhões de anos e até à queda do potentado Espírito Santo. Tanto tempo? Sim, e para mais percorrido de forma completa, rigorosa e divertida, graças a um “conhecimento global mas ameno da História portuguesa, assente no gosto e no gozo”.
O autor é Luís Almeida Martins, jornalista, ficcionista (excelentes, os romances Viva Cartago e O Tesouro Africano), guionista e tradutor, fundador da revista História em 1978, seu director durante 15 anos, actual responsável pela revista Visão História. Em 2011, editou o livro 365 Dias com Histórias da História de Portugal, pela Esfera dos Livros, e reincide agora, e bem, nesta forma diferente e não oficial de narrar a História.
No início do século XX, Oliveira Martins quis “caracterizar o que há de particular na história portuguesa; resta fazer viver os seus homens, e representar de um modo real a cena em que se agitam”. Tal era o programa, do qual surgiram as obras-primas História de Portugal e História da Civilização Ibérica. Luís Almeida Martins pertence à escola de divulgadores que, como o mestre Oliveira, aliava ao profundo conhecimento das matérias o espírito crítico, o manuseio seguro e criativo da língua e uma atenção rara ao leitor. O resultado são cenas vivas do quadro essencial do que somos, mesmo sem nos olharmos ao espelho.
História Não Oficial de Portugal
Luís Almeida Martins
Esfera dos Livros
464 págs., 19 euros