“[É um] serão literário criativo e invulgar aberto a todos os amantes das letras e a todas as pessoas que queiram descobrir, através das palavras, os escritores que marcam a contemporaneidade europeia”, lê-se no comunicado enviado pelo evento organizado pela EUNIC Portugal, uma rede de institutos culturais e embaixadas, e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
As leituras dos excertos das obras destes escritores serão feitas por actores portugueses em vários espaços, como por exemplo, a Padaria São Roque, o Miradouro São Pedro de Alcântara, a Sala do Brasão do Museu de São Roque ou ainda o Palácio dos Condes de Ceia – Reitoria da Universidade Aberta, entre outros.
Os 15 actores, dos quais se destacam Mónica Calle, Rita Brütt e Ângelo Torres, farão leituras com a duração de 10 a 15 minutos, que se repetem de meia em meia hora “para que o público possa visitar todos os espaços e assistir a todas as sessões programadas”.
Thomas Melle (Alemão), autor da obra 3000 Euros, Chantal Thomas (França), autor de A Troca das Princesas, Chiara Gamberale (Itália), que escreveu Dez Minutos por Dia, Simona Racková (República Checa), autora do livro de poesia Amiga e o poeta Ioan Es. Pop (Roménia) participam no evento.
Para além da leitura destas obras, a Noite da Literatura Europeia apresenta também Na Margem, de Rafael Chirbes (vencedor do Premio Nacional de Narrativa e do Premio de la Crítica); O Meu Irmão, de Afonso Reis Cabral (vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade) e Judas Beijava Maravilhosamente, de Maira Papathanasopoulou, um best seller com mais de 400.000 exemplares vendidos na Grécia.
simoneta.vicente@sol.pt