‘Finalmente o Verão’ chega a Portugal

Embora a história se passe no presente, a sensação de nostalgia inerente às férias grandes em família está magicamente reproduzida no livro.

Basta um pequeno exercício de memória para nos lembrarmos das lamentáveis dores de crescimento da adolescência. Ou, mais concretamente, daquela fase em que já não sendo criança, ainda não atingimos a idade certa para lidarmos com o mundo 'carregado de hormonas' dos adolescentes. Finalmente o Verão, o primeiro volume da nova colecção da Planeta Tangerina indicada para maiores de 13 anos, Dois Passos e Um Salto, é um vibrante e adorável romance gráfico sobre o fim da infância e a descoberta de temas sensíveis como o sexo, o uso de drogas, a depressão ou  o problema da gravidez precoce.  

Para criarem este enredo acutilante, as autoras – as primas canadianas Jillian e Mariko Tamaki, responsáveis pela ilustração e pelo texto, respectivamente – contam a história da jovem Rose, que todos os Verões ruma até Awago Beach, uma instância balnear junto a um lago, para passar cerca de um mês na mesma cabana que os pais alugam todos os anos. Nesta espécie de refúgio estival, Rose encontra sempre Windy, a sua 'amiga das férias' e uma espécie de irmã mais nova pronta para alinhar nas mais diversas aventuras, sejam elas mergulhos ininterruptos no lago, passeios de bicicleta ou sessões nocturnas de filmes de terror. Mas este Verão as circunstâncias são diferentes, com a crise conjugal que os pais de Rose enfrentam e o fascínio da pré-adolescente por um grupo de jovens mais velhos, cujos interesses são bastante distantes da mais nova Windy.

Para escrever o texto – que segundo o ilustrador norte-americano Craig Thompson (autor de Blankets, uma das referências nesta área) une «os melhores recursos da novela gráfica, da banda desenhada, da manga e da prosa literária moderna» -, Mariko Tamaki recria o ambiente familiar que viveu na infância, uma vez que a autora também cresceu com a tradição de passar férias numa casa de campo junto à praia. Embora a história de Finalmente o Verão se passe no presente, essa sensação de nostalgia inerente às férias grandes em família está magicamente reproduzida no livro, que ao longo de mais de 300 páginas deslumbra ainda o leitor com as belíssimas ilustrações de Jillian Tamaki. 

Finalmente o Verão
Jillian e Mariko Tamaki
Planeta Tangerina 
332 páginas
18,90€
Rec > 13 anos

alexandra.ho@sol.pt