"Todos os socialistas partilham com a família Barroso Soares uma grande tristeza com este momento e os votos de que tudo possa correr o melhor possível", disse António Costa.
Maria de Jesus Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, encontra-se internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Em declarações à RTP, o sobrinho da Maria Barroso, o médico Eduardo Barroso, afirmou que o estado de saúde da tia "é muito grave" e "está em coma profundo".
Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.
Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.
Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu o futuro marido, Mário Soares.
Maria Barroso estreou-se na companhia de Rey Colaço, Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II e participou em vários filmes, como "Mudar de Vida" (1966), de Paulo Rocha.
Antes do 25 de Abril de 1974, foi candidata da Oposição Democrática, nas eleições de 1969. Com a democracia, foi eleita deputada pelo PS nas eleições de 1976, 1979, 1980 e 1983.
Foi professora e diretora do Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares. Durante a ditadura, foi proibida de dar aulas.
Lusa/SOL