Tempo de aparecer na campanha

Não se tem dado pela presença do Livre/Tempo de Avançar na pré-campanha eleitoral, mas Rui Tavares diz ao SOL que há uma “desvantagem mediática” do novo partido e que esta tem sido compensada pela presença no terreno. “Estamos a trabalhar à antiga, com muito enraizamento local. Em todo o lado”, afirma, enumerando as atividades um…

O partido – que tem como meta eleger Rui Tavares e Ana Drago em Lisboa e a esperança de conseguir, no Porto, que Ricardo Sá Fernandes chegue a deputado – foi afastado dos debates televisivos e precisa de ganhar notoriedade. A aposta numa forte campanha de proximidade é uma das armas para compensar o défice de protagonismo televisivo. Uma volta por Portugal continental e as viagens de Rui Tavares aos Açores e à Madeira dão o sinal de que a campanha não se confinará aos dois maiores distritos.

Em Setúbal, olhando para as sondagens, não se perspetiva a eleição de nenhum deputado, mas o L/TDA confia em Isabel do Carmo para subverter as estimativas. Lisboa e Porto são “os mínimos olímpicos” diz um otimista Rui Tavares.

Esta semana, o partido apostou em divulgar a sentença do Tribunal Constitucional que validou o resultado das eleições primárias para a escolha de candidatos a deputados. Em causa estava o recurso de um candidato que, numa primeira contagem dos votos, ficou à frente de Sá Fernandes no Porto – usando meios ilegítimos, confirmou agora o TC. “Foi importante perceber que as eleições primárias, abertas a todos os que quiseram participar, podiam decorrer sem batotas. É a confirmação de que o Livre/Tempo de Avançar inaugurou uma nova era na política portuguesa”, diz um protagonista deste processo.

Na campanha, os métodos novos da autodenominada “candidatura cidadã” vão estar em evidência. Assim, no próximo fim de semana, decorre em Lisboa a II Convenção do L/TDA, para aprovar o programa eleitoral.

São 117 páginas que, além das propostas iniciais, contêm agora as emendas dos aderentes e simpatizantes do movimento político. A sessão – na Faculdade de Medicina Dentária, no dia 12 – permitirá pôr em evidência a abertura alargada de cidadãos. E mostrar o naipe de notáveis que são candidatos ou aderentes – que inclui muitas figuras saídas do BE e de outras áreas da esquerda.

Tavares faz pleno

Hoje, ao final da tarde, Rui Tavares e Ana Drago aparecem juntos no Largo do Carmo para a apresentação dos candidatos na capital. Seguem-se Setúbal (amanhã), Évora e Beja (domingo). Sempre com a presença de Rui Tavares, que assume o protagonismo de primeira figura do L/TDA, agora que está confirmado pela votação que lhe permitiu ser número um em Lisboa. Será ele também a marcar presença num debate da Antena 1 com os novos partidos.

manuel.a.magalhaes@sol.pt