O Presidente da República (PR) não irá vetar ou atrasar a promulgação da lei das 35 horas, assim que esta lhe chegar às mãos no início de junho – apurou o SOL junto de elementos próximos do Presidente. Em Belém, garantiram ao SOL que a interpretação feita por Marques Mendes na SIC, no seu programa…
São cerca de 115 mil os funcionários públicos que têm contrato individual de trabalho e não irão beneficiar, por isso, a partir de julho, da redução das 40 para as 35 horas no horário semanal de trabalho.
O balanço de Passos Coelho para os 6 meses do Governo é arrasador. Além do quadro negativo da evolução da economia, este foi um semestre de “retrocesso democrático”, disse Passos Coelho numa declaração esta tarde na sede do PSD. O líder da oposição retrata o atual primeiro-ministro como um refém da maioria de esquerda e…
Há dois anos, a luta entre a moção E (herdeira da tendência da UDP, de Luís Fazenda, Joana Mortágua e Pedro Filipe Soares) e a moção U (de João Semedo, Catarina Martins, Marisa Matias e Jorge Costa) foi para lá de renhida. A moção mais esquerdista teve apenas menos oito votos que a vencedora, afeta…
No Congresso que consagrou António Costa e deu início à sua original caminhada para a governação do país, António Costa apontou à esquerda e rejeitou o Bloco Central, que comparou a um “pântano”. O novo líder socialista não foi, porém, levado muito a sério nessa aparente profissão de fé por uma esquerda nova, dado que…
Reeleito para o quarto mandato como líder da maior estrutura sindical da Educação, rejeita o epíteto de radical. E apela à direita para se habituar ao facto de já não mandar no país.
A Geringonça é agora também o nome de um blogue. Criado no início de abril, está cada vez mais presente na torrente de informação e contrainformação que alimenta o debate político nas redes sociais. Nesta geringonça, o PCP ainda não entra. Ou melhor, no blogue pontuam nomes do PS e do BE, de João Galamba…
O PR promulgou a lei que evita a execução da casa de família por dívidas ao fisco, mas expressa no texto da promulgação a vontade que a proteção aos cidadãos pudesse ser mais completa. Uma lei que foi rejeitada apelas pelo PSD, que a considerou uma forma de fazer “um perdão fiscal encapotado”, enquanto o…
É catedrático no ISEG, colaborou no cenário macroeconómico do PS e, antes das eleições, foi dado como possível ministro das Finanças. Integra agora, com Francisco Louçã, Ricardo Paes Mamede e outros economistas, o grupo de trabalho entre o PS e o BE para reduzir encargos com a dívida.
O início da moção subscrita pelas duas principais tendências do BE para a Convenção do partido que tem lugar no último fim de semana de junho, em Lisboa, dá logo o tom: invoca «raízes na Revolução de 1974-75» e procura «um programa alternativo, ecologista e feminista de desobediência aos poderes que nos impõem a austeridade…