EUA vão doar mais 419 milhões de dólares para ajudar sírios

Os Estados Unidos vão doar mais 419 milhões de dólares para ajudar os civis ameaçados pelo conflito na Síria, anunciaram hoje as autoridades, depois de críticas sobre falta de ajuda norte-americana aos refugiados sírios.

EUA vão doar mais 419 milhões de dólares para ajudar sírios

Washington tem sido, de longe, o maior doador de ajuda humanitária aos sírios, e os fundos adicionais vão elevar para 4,5 mil milhões de dólares a ajuda dada desde o início do conflito em 2011.

Mesmo com o dinheiro doado, os Estados Unidos têm sido lentos a aceitar refugiados sírios, com apenas 1.800 a entrarem no país nos últimos quatro anos.

O Presidente Barack Obama prometeu receber 10.000 refugiados sírios a partir de outubro, mas a principal prioridade dos Estados Unidos é ajudar os refugiados concentrados em campos na região, enquanto se procura uma solução para o conflito.

Os fundos adicionais disponibilizados pelos Estados Unidos vão ser divididos entre várias agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e governos.

Os Estados Unidos lideram a coligação ocidental e de aliados árabes que está a realizar ataques aéreos contra o grupo extremista Estado Islâmico no leste da Síria e no norte do Iraque.

Lusa/SOL