Já António Vitorino aposta que, perante este cenário parlamentar, o vencedor das eleições presidenciais vai ser apurado logo à primeira volta. Sem referir nomes, afirma apenas que o próximo Presidente da República tem de ter um perfil “menos de fação” e mais de uma pessoa que “faça pontes”.
Marques Mendes, por seu lado, considera que Marcelo e Sampaio da Nóvoa saem com vantagem desta noite eleitoral, em relação a Rui Rio e Maria de Belém.
Para os comentadores da SIC é certo que a Coligação (PSD-CDS) e o PS vão ter de dialogar. Segundo António Vitorino, o discurso de derrota de António Costa indiciou logo que os socialistas não vão bloquear o governo como os outros partidos de esquerda queriam. O mesmo pensa Marques Mendes, defendendo que os partidos “vão ter de se entender”. Em sintonia, Sousa Tavares concluiu que a mensagem do povo português foi clara: “Quer que este governo seja obrigado a negociar com o PS e que o PS chegue a acordo com o Governo”.
Sousa Tavares registou ainda o e “vendaval” que se instalou nos pequenos partidos que não conseguiram eleger nenhum deputado.