Ver futebol na TV é um luxo

Em Inglaterra, para assistir a todas as competições, tem de se desembolsar perto de 1.500 euros por ano. O equivalente a um bilhete de temporada na Premier League.

Em Portugal, cada telespectador paga cerca de 30 euros pela assinatura mensal da Sport TV e 9,90 euros pela BTV (o que pode chegar a um total de quase 40 euros mensais se optar pelas duas assinaturas). Partindo destes números, deitamos um olho pelos preços das principais ligas na Europa.

Em Espanha, só em 2015 foi aprovada a centralização dos direitos televisivos, tentando uma imitação daquilo que acontece na Premier League inglesa desde os anos 90. Os principais canais – o Canal+Partidazo, o Canal+Liga e o BeIN Sports (do Qatar) – foram negociados entre as principais operadoras (Vodafone Orange, entre outras) com a Movistar, que detém os direitos da Liga BBVA e da Liga Adelante (II Divisão). A distribuição é, no mínimo, curiosa: no primeiro canal, passa o melhor jogo da jornada; no segundo, oito partidas por jornada; e no último, todos os jogos das competições europeias.

A verdade é que os preços baixaram: há pacotes por 9,95 euros por mês – praticamente o mesmo que se paga pela BTV em Portugal, que transmite os jogos do Benfica na Luz e as ligas inglesa, francesa e italiana.

No geral, pacotes como os que oferecem as operadoras portuguesas, com internet e telefone, variam entre os 26 e os 42 euros mensais. Mas há outros, como o da Movistar TV, que podem chegar aos 90 euros – isto porque é a única operadora que oferece cobertura em todo o território nacional espanhol.

Viajando até Inglaterra, onde respirar futebol é quase um dever,_a distribuição é feita por dois canais – a BT_Sport e a Sky Sports –, que adquiriram os direitos noutro negócio milionário (7 mil milhões de euros). A Sky tem 126 jogos por temporada e a BT 42, transmitindo 504 jogos da Premier League durante os próximos três anos. Quanto aos jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, passam na BT Sport (350 encontros).

O preço é muito incerto: os assinantes da BT podem ver os jogos de graça e os da Sky pagam cerca de 18 euros adicionais (sendo que o consumidor deste canal paga, por mês, entre 24 a 34 euros).

Agora, quem quiser ver tudo, mais outras ligas espalhadas pelo mundo, tem de abrir os cordões à bolsa. A Sky_Sports, em HD, tem um pack de família por 90 euros por mês. A_este pacote, adiciona-se outra subscrição ao segundo canal, por cerca de 32 euros. Tudo somado dá 1476,11 euros por ano – o equivalente a um bilhete de uma temporada em qualquer estádio da liga inglesa. E as alternativas são poucas: ou compra uma box mais pequena da_Sky Now_TV, que se liga à internet por 43 euros/mês, ou vai para o bar mais próximo.

Em França, o_Canal +, concorrente directo da Altice – que detém a Meo em Portugal e adquiriu a Premier League em terras francesas –, garantiu até 2020 os direitos da Ligue 1 com a beIN Sports. Há um pacote básico, de onde irá sair a liga inglesa, em que se paga 25 euros nos primeiros três meses, que se transformam em 40 euros/mês se se quiser manter a assinatura. Mas, tal como em_Portugal, muito está ainda por definir em termos de preços.

jose.capucho@sol.pt