PS deixa cair reestruturação do CCB

O plano estratégico para o eixo Belém-Ajuda desenhado pelo presidente do CCB, António Lamas, e encomendado pelo ex-secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que, no entanto, o governo PSD/CDS deixou por aprovar, vai ser deixado cair pelo governo socialista. 

O problema é que continua em curso e, ao longo do último ano, foram investidos dezenas de milhares de euros numa reestruturação interna e em projetos que tinham esse plano como premissa. 

A notícia foi ontem avançada pelo Público, a quem o ministro da Cultura de Costa afirmou opor-se «absolutamente» ao plano. «Discordo enquanto ministro da Cultura e enquanto antigo presidente da Câmara de Lisboa», disse João Soares, acrescentando ser «obviamente inaceitável» que esse plano tenha sido «elaborado e decidido sem qualquer consulta à Câmara de Lisboa».

Já em Dezembro, o novo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, se tinha mostrado contra o plano de Lamas, que prevê a eliminação da linha de comboio que atravessa esta parte da cidade, bem como que a administração do CCB fique responsável pela gestão dos equipamentos culturais da zona, tão díspares como os Jerónimos e a Torre de Belém ou os museus dos Coches e da Eletricidade.