No último dia em que os contribuintes tinham para validar as suas faturas, o e-fatura registou um número histórico de transações eletrónicas. Ao todo, foram feitas 27 milhões de transações por um total de 1,4 milhões de contribuintes.
De acordo com o ministério das Finanças, registou-se um valor recorde.
As Finanças salientam que "em resultado da implementação do sistema e-fatura, os acessos autenticados dos contribuintes ao sistema da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) na internet para realizarem transações, mais do que triplicaram".
O fisco para dar resposta rápida e eficiente a todas as solicitações a área de gestão dos sistemas de informação da AT foi implementado um plano de contingência, otimizando diversas componentes operacionais do sistema e reforçando a infraestrutura tecnológica de suporte por forma a adequar a capacidade de resposta do sistema ao afluxo anormal de pedidos recebidos.
Recorde-se que, no passado dia 15 de fevereiro, último dia para a validação das faturas, as Finanças adiou o prazo para o dia 22, por ser considerado um ano de adaptação. Com este adiamento foram também alterados os prazos da entrega da declaração de IRS em duas semanas.