Contratação de Maria Luís põe Arrow na berlinda na comissão do Banif

Depois de o BE apresentar à Comissão de Inquérito um requerimento a pedir informações sobre as empresas que compraram créditos ao Banif, é a vez de o PS querer mais esclarecimentos sobre as relações entre o banco e as empresas da Arrow Global que contratou Maria Luís Albuquerque para um lugar não executivo.

Num requerimento entregue esta sexta-feira, os deputados socialistas requerem a audição de John Calvão e João Ferreira Marques, na qualidade de gestores da sociedade Whitestar Asset Solutions.

A Whitestar Asset Solutions é a empresa detida pela Arrow Global que em 2014 comprou 300 milhões de euros de crédito malparado ao Banif e que agora foi contratada para avaliar a carteira de crédito em risco e imóveis da Oitante, a empresa veículo dos ativos tóxicos do banco que ficaram fora do ‘banco bom’ adquirido pelo Santander.

Apesar destas coincidências, foi a contratação da ex-ministra das Finanças, anunciada no site da Arrow, que chamou a atenção dos socialistas e os fez querer ter mais esclarecimentos sobre as ligações entre estas empresas, tanto mais que – como sublinha o PS no requerimento – “ o próprio CEO da Arrow Global Group PLC salienta a importância do percurso político de Maria Luís Albuquerque para a referida contratação”.

Com estes dados em cima da mesa, o que os deputados do PS na Comissão de Inquérito ao Banif querem agora é “aferir qual a influência da sociedade Whitestar Asset Solutions no âmbito do processo Banif e quais os contactos que foram estabelecidos nesse âmbito entre os responsáveis da sociedade e Maria Luís Albuquerque”. E é por cima que querem ouvir os gestores da sociedade Whitestar.