Seleção: Os trintões de Portugal

Para os dois jogos de preparação, Fernando Santos convocou 24 jogadores, em que 10 têm mais de 30 anos. Mas o ‘benjamim’ Renato Sanches de 18 anos também foi chamado.

O selecionador nacional Fernando Santos sabe bem o que quer de Portugal no Euro 2016: «não somos favoritos mas queremos ganhar», disse na antevisão do particular com a Bulgária jogado ontem à noite no Estádio de Leiria. A cerca de dois meses do início da prova, e a cinco semanas de anunciar a lista oficial de convocados – lá para o final de maio, como ditam as regras da UEFA –, é altura de afinar a estratégia. Mas para os dois jogos de preparação – mais um na próxima terça feira diante da Bélgica, que será também disputado em Portugal – já conhecemos quem está na convocatória e há, para já, alguns dados interessantes que podem dar pistas para a lista final: dos 24 há dez jogadores que passam a barreira dos 30 anos. Outro, é a estreia do ‘benjamim’ Renato Sanches, de 18 anos, com o emblema das quinas ao peito, o que faz dele vigésimo jogador lançado na era deFernando Santos.

E é precisamente na defesa que está a experiência, sendo o jogador do Mónaco Ricardo Carvalho o mais velho, com 37 anos (e conta com 83 internacionalizações). Seguem-se Bruno Alves do Fenerbahçe ePepe do Real Madrid com 33 anos,Eliseu doBenfica e José Fonte do Southampton com 32 anos e, finalmente, Vieirinha, do Wolfsburgo, com 30 anos. Os dois ‘intrusos’ são Cédric, doSouthampton, com 24 anos, e Raphael Guerreiro, do Lorient, de 22 anos.

Mas há mais trintões para entrar em campo. Na baliza é Eduardo, doDínamo deZagreb, com 33 anos, e provável terceira escolha no lote de guardiões. À frente são mais três: Quaresma do Besiktas e Danny do Zenit com 32 anos e claro,CristianoRonaldo, do Real Madrid, com 31 anos. Há porém dois homens para baixar a média de idades: Bernardo Silva (Mónaco) com 21 anos e Rafa (Sp. Braga), com 22. Onde a irreverência se sobrepõe à experiência, é mesmo no meio campo.

Meio campo irreverente

No meio campo existem novidades e dados que podem despertar a curiosidade para os mais adeptos destas estatísticas.Dos seis centrocampistas nenhum tem mais de trinta anos. Nem qualquer golo apontado com a camisola da seleção nacional. Adrien Silva doSporting é o jogador mais velho, com 27 anos, e Renato Sanches do Benfica – que faz a estreia com apenas 18 anos – é, lá está, o mais novo. André Gomes do Valência fica em segundo lugar na tabela dos mais jovens com 22 anos, João Mário e William Carvalho do Sporting com apenas mais um ano, e Danilo do Porto com 24 anos completam a lista.

A irreverência pode ser a receita para dar mais pulmão à seleção, mas é preciso utilizar essa frescura para marcar golos.

A verdade é que Fernando Santos já abriu as portas a 19 jogadores, e deste grupo, aqueles com maiores possibilidades para sonhar com uma ida ao Europeu são sete: André André,João Mário, Andrien Silva, Cédric, José Fonte, Bernardo Silva e Danilo. Este último é o que conta com mais minutos: 564 minutos, após ter alinhado em sete partidas oficiais. 

Renato Sanches torna-se assim o 20.º jogador a fazer parte deste grupo, mesmo que não tenha jogado ontem de início. «É um miúdo muito desinibido e posso dizer que faz parte do tal grupo de 40 nomes de onde depois vou escolher os 23 para o Euro’16», disse o técnico português na apresentação dos eleitos, dia 18 de março.

No entanto, o melhor para o médio dos encarnados, que tem tido uma época de sonho no seu clube, é não o pressionar, consideraFernando Santos. «Não me façam perguntas sobre oRenato.Isso é criar um problema global. Temos que nos centrar em todos e não só noRenatoSanches.Não vamos criar ansiedade ao miúdo, vamos deixá-lo vir, naturalmente, e deixá-lo fazer as coisas».

Da tal lista da 40 jogadores mais os guarda-redes já está quase tudo definido. Há ainda claro aqueles que estão a recuperar de lesões como João Moutinho e Fábio Coentrão do Mónaco e Tiago doAtlético deMadrid, que também fazem parte deste grupo.

Este misto de jovens e maiores de 30 entra no sistema 4x4x2 que FernandoSantos quer continuar a apostar com avançados móveis na frente, e, dependendo das circunstâncias do jogo, poderá ser ajustado para o tradicional 4x3x3. Mas não se preocupe caro leitor, haverá certamente um plano B e C.